Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 23 de março de 2009

O inchaço pré-menstrual não precisa atrapalhar a sua vida

Você tem a desagradável sensação de que vai explodir sempre que a menstruação se aproxima, com a impressão de estar toda inchada e de que nada mais no guarda-roupa lhe cabe? Se a sua resposta foi sim, não se preocupe: o inchaço pré-menstrual atinge todas as mulheres e é um efeito normal das alterações hormonais pelas quais o corpo feminino passa durante o período.

Essas alterações interferem na produção de algumas substâncias importantes, entre elas, a aldosterona, cuja função é regular a quantidade de sal no organismo. No período pré-menstrual, a produção dessa substância diminui, e o resultado é a retenção de água pelo corpo, fazendo com que a mulher urine menos do que deveria. O resultado é barriga e seios inchados, roupas apertadas e dificuldade para fechar as mãos, entre outros sintomas que atingem todo o corpo.

O incômodo provocado pelo inchaço, no entanto, não afeta todas as mulheres com a mesma intensidade. Então, não se preocupe se você sofre mais com isso do que sua irmã ou sua amiga, pois a retenção hídrica depende de fatores hormonais e individuais, que variam de pessoa para pessoa. Além disso, esses fatores podem mudar também de um mês para outro, razão pela qual você pode se sentir mais inchada este mês, enquanto, no mês passado, não notou nenhuma mudança.

Mas é importante ficar atenta para o caso de o inchaço ser muito forte ou localizado. Nesses casos, pode ter outras causas e representar um sinal para o diagnóstico de várias doenças envolvendo órgãos importantes. Se o inchaço atingir, por exemplo, só os membros inferiores ou mesmo só uma perna, a causa pode ser um problema circulatório. Já se ele atingir mais a parte de cima do corpo, a causa pode envolver órgãos como o coração, rins e fígado. Nesses casos, é importante consultar um médico para que ele possa analisar o que está acontecendo.

Confira algumas dicas para prevenir e amenizar a sensação de inchaço durante o período pré-menstrual

- Uma das medidas mais eficazes para aumentar a circulação linfática e diminuir a intensidade do inchaço é praticar exercícios físicos, de qualquer tipo, por pelo menos meia hora por dia.

- Diminua a ingestão de sal na hora das refeições, para não intensificar ainda mais a retenção de líquidos, e evitar também carboidratos e doces. Dê preferência a alimentos diuréticos, como alface, agrião e morango, além de beber bastante água, para ajudar no bom funcionamento dos rins.

- O velho hábito de deitar no chão ou na cama com as pernas para o alto, apoiadas na parede durante cerca de dez minutos, também pode ajudar muito. Aliás, para melhorar a circulação sanguínea, experimente dormir todas as noites com os pés ligeiramente elevados (cerca de 15cm).

- Outro grande aliado das mulheres no período pré-menstrual são as massagens, principalmente a drenagem linfática, que favorece a circulação sanguínea e linfática e proporciona alívio quase imediato. Nas massagens caseiras, é importante prestar atenção no movimento, que deve ser sempre dos pés para os joelhos.

- Se nenhuma dessas medidas adiantar, convém procurar um médico. Ele pode avaliar a prescrição de um diurético, ou outra solução, em casos mais graves.


Por Dr. Humberto Tindó
Coordenador de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Quinta D'Or


Clique no ícone e ouça o Dr. Humberto Tindó falando sobre a inchaço pré-menstrual



Nenhum comentário: