Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 4 de março de 2009

Tratamentos para miomas – Embolização e ExAblate

Hoje, já existem técnicas de remoção de miomas que independem de cirurgia e, portanto são menos ou nada invasivas, garantindo uma recuperação mais rápida e preservando o útero da mulher.

A embolização é um procedimento minimamente invasivo que interrompe a irrigação sanguínea que chega ao mioma, levando à sua necrose (morte do tecido) por infarto. Para realizá-la, é feita uma pequena incisão de cerca de dois milímetros, na altura da virilha, com anestesia local. Por ela, é introduzido um cateter que chega até as artérias uterinas. Então, são inseridas partículas plásticas até entupir estes vasos, fazendo com que o mioma não receba mais sangue.
Para realizar a embolização uterina, a mulher deve ficar internada em geral por um dia, mas a recuperação costuma ser muito rápida, com o retorno às atividades em média depois de três ou quatro dias. É comum, porém, que muitas pacientes sintam cólicas após a cirurgia e algumas também experimentam enjôo e febre.

O ExAblate é uma tecnologia que utiliza ultrassom, guiado por ressonância magnética, para atingir e destruir os tumores sem danificar os tecidos vizinhos. Aprovada nos EUA, em 2004, pelo FDA (Food and Drug Administration) e aqui pela ANVISA, ela vem sendo aplicada no Brasil desde 2007, com muito sucesso.

A ressonância magnética fornece imagens tridimensionais do mioma e do tecido ao redor. As ondas de ultrassom de alta energia atravessam a parede abdominal e são focalizadas precisamente no mioma, onde há a ablação do tecido, ou seja, ele é necrosado pelo calor.

É um procedimento ambulatorial com duração média de duas horas, onde a paciente permanece consciente e pode se comunicar com o médico. Como é uma técnica que não demanda cortes, não é necessário que ela seja hospitalizada. Além disso, a maioria das mulheres retorna às atividades normais no dia seguinte ao tratamento.


Por Dra. Fernanda Chagas
Radiologista do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas da Rede D'Or

Clique no ícone e ouça a Dra. Fernanda Chagas falando sobre novos tratamentos para miomas



Nenhum comentário: