Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 25 de março de 2009

Você não precisa sofrer de TPM

Engana-se redondamente quem acha que TPM é frescura. Tensão Pré Menstrual é um problema muito sério, que para muitas mulheres dá a sensação real de que o mundo vai acabar. Trata-se de um mal que acomete entre 75 a 80% das mulheres, das quais 8% manifestam acentuados sintomas físicos e comportamentais, como mudança de apetite, cólicas, dor de cabeça, inchaço, insônia, ansiedade, depressão e raiva.

A Medicina ainda não sabe com certeza o que causa a TPM, apenas que ela está ligada à ovulação, e que deve ser disparada pela produção de hormônios sexuais durante o ciclo menstrual. Por se tratar de uma síndrome, com sintomas que variam muito de intensidade, não existem tratamentos específicos. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

Quando a TPM é caracterizada por dores e incômodos acentuados ela é chamada Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), para o qual, com certeza, seu médico irá ajudá-la a encontrar uma forma (seja por tratamento ou mudanças de hábitos) de amenizar o incômodo.

A TPM também mexe com o temperamento e os conhecidos “humores” das mulheres. Fato é que elas ficam mais sensíveis nesta época. Situações comuns no dia-a-dia tendem a afetá-las emocionalmente com mais intensidade. A disposição também não é a mesma; muitas têm uma sensação de fadiga acentuada. Esses sintomas fazem com que haja diminuição nos interesses pelas atividades de costume, e até mesmo as relações interpessoais podem sofre alterações. O humor e a auto-estima oscilam constantemente neste período, acredita-se, graças às alterações hormonais que acontecem às vésperas do ciclo feminino chegar ao fim.

Algumas dicas simples para o dia-a-dia podem ajudar e muito! Mudanças na alimentação, com a diminuição do consumo de gordura, sal, açúcar e cafeína e a introdução de alimentos ricos em cálcio, além da redução da ingestão de álcool e a prática de exercícios regulares, são armas valiosas para combater a TPM.

Fique atenta: caso você leve uma vida saudável e mesmo assim a TPM comprometa a sua rotina, é sinal de que precisa de cuidados médicos. Procure um especialista, e leve anotado todos os seus sintomas, pois ele poderá lhe orientar a como melhor combatê-la.


Por Dr. Humberto Tindó
Coordenador do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Quinta D'Or

Clique no ícone e ouça o Dr. Humberto Tindó falando sobre TPM



Nenhum comentário: