Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 3 de julho de 2009

"Optei pelo tratamento com ExAblate porque pretendo engravidar" - Depoimento de paciente tratada com ExAblate

Último depoimento da semana. Espero que as histórias delas deem esperança para outras mulheres que procuram tratamento para seus miomas.

"Há cerca de um ano e meio descobri que tinha miomas fazendo uma ultrassonografia transvaginal. Fiquei surpresa porque não tinha qualquer sintoma.

A minha ginecologista na época não conhecia o tratamento com o ExAblate. Mas ela me desaconselhou a cirurgia convencional por causa do tamanho da cicatriz que ficaria no meu útero e sugeriu que eu procurasse um tratamento alternativo. Fiz fitoterapia com meu acupunturista por três meses, que nada adiantou. Foi na minha segunda transvaginal no Labs D’Or que fiquei sabendo que o Hospital Barra D’Or tinha algo novo, e aí comecei minha pesquisa.

Optei pelo tratamento com ExAblate porque entendi que era minha única opção, já que pretendo engravidar. De acordo com a minha ginecologista, na época, se o mioma não regredisse, ele seria mais um problema que eu teria que enfrentar durante uma futura gestação.

O procedimento foi bastante simples. Estive algumas vezes no Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas conversando com a Dra. Fernanda Chagas e sua equipe. Eles avaliaram meus exames e me pediram outros, até que concluíram que meu caso seria perfeito para a cirurgia com o ExAblate. Me explicaram todo o procedimento e tiraram minhas dúvidas.

No dia da cirurgia, tomei contraste, um sedativo leve e fiquei por aproximadamente cinco horas dentro do aparelho de ressonância magnética, com o anestesista ao meu lado. Enquanto isto, a Dra. Fernanda com outro médico operavam o aparelho de ultrassom junto com o de ressonância. Foi um procedimento interativo. A cada "bombardeio" no mioma ela perguntava se estava tudo bem, se senti alguma dor e se poderia prosseguir.

A recuperação foi tranquila e já nem me lembro muito. Acho que fiquei dois dias de repouso. Isso já faz um ano e depois continuei não tendo sintoma. A minha preocupação sempre foi preservar meu útero para uma futura gravidez."

Elaine Nacif Cury, 36 anos, produtora cultural


Por Dra. Fernanda Chagas
Radiologista do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas da Rede D'Or
www.rededor.com.br/cdtm

Nenhum comentário: