Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Fuja da candidíase no verão

Boa parte das mulheres já conviveu, ou vai conviver em alguma fase da vida, com a candidíase genital. E todas são unânimes: o incômodo é enorme! As principais queixas são ardor, coceira, dor durante a relação sexual e produção de corrimento vaginal esbranquiçado, semelhante à nata de leite. Além de a candidíase ser uma das infecções femininas mais comuns, é preciso tomar ainda mais cuidado nesta época do ano. É nos meses de verão que corremos maior risco de contraí-la. O uso de biquíni, o contato com a água do mar e da piscina, o aumento do calor e da umidade na região ampliam as chances da doença surgir.

Apesar do fungo que causa a candidíase fazer parte da flora vaginal, quando ocorre algum tipo de desequilíbrio tanto no organismo quanto no local, ele pode se multiplicar e provocar problemas. Vários fatores, desde baixa imunidade, estresse, mudança do pH da vagina, gravidez, período menstrual, uso de anticoncepcionais e alimentação podem potencializar esse processo. Mas é durante o verão que as condições ficam ainda mais propícias para a reprodução dos fungos. Para você se prevenir, seguem algumas dicas fáceis e que ajudam muito a evitar esse incômodo.

- Primeira regra: a higiene íntima é fundamental. Utilizar sabonete neutro, se possível, mais de uma vez ao dia durante o verão, e secar bem o corpo depois do banho.

- Outra dica importante é sempre utilizar roupa íntima de algodão, evitando produtos sintéticos, para que a pele possa respirar e a umidade seja reduzida.

- Evitar manter o biquíni molhado no corpo por longos períodos.

- Procurar não utilizar calças muito apertadas, meias de nylon e protetores diários, que aumentam o calor no local. Uma boa dica também é dormir sem calcinha.

- Deve ser evitado o uso de cremes, loções, talcos e perfumes na região, pois tendem a irritar a pele.

- Manter uma alimentação equilibrada e saudável, com menor ingestão de açúcar e carboidratos, ajuda a controlar a doença e a aumentar a imunidade.

- E, claro, nunca é demais lembrar a importância do uso de preservativos, pois a candidíase é sexualmente transmissível.

Mas se você sentir algum dos sintomas da candidíase, não hesite, procure um ginecologista o quanto antes. Somente o seu médico pode indicar o melhor tratamento e quanto antes diagnosticada a doença, mas rápida é a cura.


Por Dra. Maria Cecília Erthal
Ginecologista e Obstetra