Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Alerta: aos 50 anos metade dos brasileiros já tem hipertensão

Cerca de 300 mil brasileiros morrem todos os anos por doenças decorrentes da pressão alta. Entre as mulheres, os problemas no sistema circulatório são a principal causa de óbito acima dos 35 anos. Já os derrames e enfartes matam aproximadamente 12 milhões de mulheres em todo o mundo por ano, mais do que todos os óbitos causados por câncer, tuberculose, AIDS e malária somados. É ou não é mais do que motivo para tomar muito cuidado com essa doença silenciosa?

Veja matéria do Fantástico sobre o assunto:

Aos 50 anos, metade dos brasileiros são hipertensos
A hipertensão atinge um em cada três brasileiros. E o doutor Drauzio Varella vai explicar agora como a gente pode evitá-la.




Esta semana, o presidente Lula teve uma crise de hipertensão e foi parar no hospital. Ontem, ele passou por uma bateria de exames, voltou à Brasília e está bem.
A hipertensão atinge um em cada três brasileiros. E o doutor Drauzio Varella explica como a gente pode evitá-la.

Pressão alta é um inimigo silencioso. Quando chega a dar sintomas, é porque a situação já está muito grave. Aos 50 anos, metade dos brasileiros são hipertensos.

Um encontro rápido com frequentadores do Mercado Municipal de São Paulo já dá uma ideia de como esse mal atinge muita gente.

“Não estou sentindo dor na nuca, não estou sentindo cansaço, não estou sentindo fadiga. Estou bem, fisicamente bem”, conta o comerciante Eduardo Baracho.

Esse é o problema da dificuldade que a gente tem para controlar a pressão, porque as pessoas ficam esperando se sentir mal. E pressão alta não dá sintoma. Ela vai dar dor de cabeça, dor na nuca, tontura, aqueles pontos brilhantes, quando ela estoura, quando ela vai a 22, 23, quando você está correndo risco de vida.

A pressão alta é um problema de saúde gravíssimo. Ela é responsável por 40% dos ataques cardíacos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais - os derrames - e 25% dos casos de insuficiência renal em estado terminal.

O Dr. Drauzio conversa com o comerciante Artur Antônio de Paiva que sofre de pressão alta, há 10 anos e que tomas os remédio regularmente. Mesmo assim, o médico examina a sua pressão que dá 15 por 9, o que indica que a pressão do comerciante está alta.


"Precisa sentar com seu médico e ver direitinho a dose do remédio. Cada um tem uma dose específica. O objetivo do tratamento da pressão é deixar sua pressão 12 por 8", diz Drauzio.

Pressão alta é quando a máxima é igual ou maior do que 14. E a mínima igual ou maior do que 9.

“A hipertensão está ligada ao sistema cardiovascular, coração e o sistema circulatório, as artérias e as veias. O que é mais comum é um problema nas artérias, que elas vão ficando mais rígidas e não relaxam como deveriam. O coração bomba o sangue para essas artérias mais rígidas, menos elásticas e a pressão arterial sobe”, explica o médico Paulo Ayrosa, nefrologista.

“A pressão sua está 13 por 8. O senhor vê que essa coisa de idade não quer dizer nada”, informa o Dr Draúzio Varella para o aposentado Antônio Paiva Oliveira, de 84 anos.

“Ando bastante. Não paro. Minha mulher briga comigo porque eu ando demais”, o aposentado.

Dráuzio Varella explica que, a cada nove gramas de sal que você ingere, o corpo retém um litro de água que pode sobrecarregar seu coração. Por isso, ele recomenda que se use pouco sal na cozinha, pouco óleo e pouca gordura. Devemos verificar sempre o conteúdo de sal dos alimentos industrializados, mesmo doces, chocolates e refrigerantes podem conter quantidades muito elevadas de sódio.

Pressão alta é doença grave, mas só quando não está sob controle. E controlar não é difícil.

“Primeiro, tem que controlar o sal que come, comer pouco sal. Segundo, fazer exercício, atividade física. Terceiro, perder peso. Vai ao médico e vai tomar o remédio regularmente”, recomenda Drauzio Varella.

Para ver diretamente no site, clique aqui.

Nenhum comentário: