Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Parto em casa ou no hospital?















O assunto do momento é o parto escolhido pela modelo Gisele Bündchen. Para saber mais sobre o assunto, veja a reportagem do jornal O Dia, com a participação do colaborador do Espaço Saúde da Mulher Humberto Tindó - que fala sobre cuidados com possíveis riscos de partos feitos em casa - e a matéria do programa Mais Você, da Rede Globo, sobre parto na água.

Parto em casa ou no hospital?
Para parteira, dar à luz no lar é mais confortável. Obstetra defende que técnica é insegura em caso de complicações

Ver matéria no site O Dia Online

Rio - Dar à luz sem intervenções médicas e anestesia, na própria casa? Ou contar com ambiente e segurança hospitalares na hora de ter o bebê? O questionamento divide a opinião de especialistas e gestantes. Uma das mais novas adeptas do parto natural em casa foi a modelo Gisele Bündchen, que teve o pequeno Benjamin Brady na banheira de casa.

Parteira há 21 anos, a enfermeira obstetra Heloísa Lessa defende que quando a mulher está em ambiente acolhedor, com luz e temperatura agradáveis — como ocorre na própria casa —, libera com maior facilidade os hormônios ocitocina e endorfina, fundamentais ao parto. Já para o integrante da Associação de Ginecologia e Obstetrícia e médico do Hospital Badim, Humberto Tindó, o principal problema é a falta de estrutura, em casa, para possíveis complicações, como hemorragias e problemas no feto.

O especialista alerta que, nesses casos, a intervenção, muitas vezes cirúgica, deve ser imediata, para não comprometer a vida de mãe e feto.

Em favor dos partos em casa, Heloísa Lessa afirma que deixa equipe médica preparada para possíveis complicações. E que, para dar à luz em casa, a grávida não pode ter apresentado problemas durante a gestação e deve estar a, no máximo, 30 minutos de um hospital.

ÁGUA MORNA

“A água precisa ser morna e ajuda a relaxar. É importante que o bebe nasça inteiro na água. Monitoro os batimentos do bebê e o sinais da mãe e peço que o momento não seja acompanhado por muita gente para manter concentração da mãe”, conta Heloísa.

Para Tindó, porém, o ideal é que equipe multidisciplinar participe do parto, preparada para dar suporte à mulher e à criança: obstetra, auxiliares, pediatra e anestesista. “Enfermeiras podem fazer parto, mas não são habilitadas para realizar cesárea de emergência, ou forçar a saída do feto.”

Após seis semanas do nascimento do filho, Benjamim, Gisele disse que optou por dar à luz na água, sem anestesia, para “estar consciente do que estava fazendo”.

Famosas gostam da técnica

Além da modelo Gisele Bündchen, outras famosas deram à luz de forma natural em casa. No fim do ano passado, Larissa Burnier, mulher do ator Erik Marmo, teve Daniel de parto normal e em casa. O primeiro filho do casal nasceu com 54 centímetros e 3,8 kg. “Doeu muito, mas faria de novo, não me arrependo”, disse. Em 2008, Felipe, filho do ator Márcio Garcia e de Andrea Santa Rosa veio ao mundo na residência do casal, com 3.950 kg e 50cm. Marcio assistiu tudo, enquanto os filhos — Pedro, 4 anos, e Nina, 3 — dormiam. Os dois partos foram feitos por Heloísa.



Mais Você tira as dúvidas sobre o parto na água

Você viu esta semana, no Fantástico, a entrevista em que a modelo Gisele Bündchen contou como foi o parto do seu filho, Benjamin. Na ocasião, ela disse que não sentiu dor, e o parto foi na água.

Aproveitando o assunto, Ana Maria conversou com a ginecologista e obstetra, Fernanda Macedo; e com a Talita Effinger, que fez o parto de sua filha na água. “A água me ajudou a aguentar a dor, mas é uma dor diferente. Você só pensa em receber o bebê. É maravilhoso”, disse Talita.

Segundo a ginecologista, os filhos que nascem em um parto na água tendem a ser mais tranquilos!

Nenhum comentário: