Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 31 de maio de 2010

Atenção mulheres: hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco!

Em homenagem ao Dia Mundial Sem Tabaco, o Jornal Hoje (TV Globo) preparou uma reportagem que interessa principalmente as mulheres, mostrando não só os problemas de saúde que o cigarro provoca, mas também o que acontece com a aparência de quem fuma. Confira:
















Clique na imagem para ver o vídeo


Dia Mundial Sem Tabaco

Hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco. O Jornal Hoje preparou uma reportagem que mostra não só os problemas de saúde que o cigarro provoca, mas também o que acontece com a aparência de quem fuma.

Quem fuma tem a pele opaca, mais flácida e com rugas mais profundas, principalmente ao redor dos olhos e dos lábios.

No Brasil, o número de fumantes chega a 24.6 milhões de pessoas. Os dados mais recentes são de 2008.

Sempre que a pessoa fuma, a nicotina vai diretamente para a corrente sanguínea. Em sete segundos já está no cérebro. O que dá uma sensação de bem estar, por causa do aumento da produção de dopamina, substância responsável pelo prazer.

Só que isso não passa de 40 minutos, mas os males do cigarro são bem mais duradouros. A nicotina reduz a circulação sanguínea. Porque deixa os vasos mais estreitos. Esse efeito dura por mais de uma hora, após cada cigarro fumado.

“A ação de câncer é muito maior, o envelhecimento é muito maior, o organismo inteiro fica prejudicado, não só a pele, mas o corpo todo, cérebro, coração”, garante Fátima Pires, dermatologista.

O que os médicos falam sobre a ação do cigarro no organismo é traduzido em números. Segundo a organização mundial de saúde, de cada dez adultos um morre por que fuma.
É a segunda maior causa de morte no mundo, perde apenas para as doenças do coração.

Carla fuma um maço de cigarro por dia. Um vício de cinco anos e que hoje, no Dia Mundial de Combate ao Fumo ela está determinada a abandonar. “Não vou mais fumar nenhum cigarro. Se deus quiser vai dar tudo certo daqui pra frente”, acredita.

Clique aqui para ler diretamente no portal Globo.com

Nenhum comentário: