Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Estresse, má alimentação e hormônios podem causar acne em mulheres adultas
















Reportagem do portal O Globo Online aponta estudos que afirmam que a acne, após a adolescência, pode indicar que outra parte do corpo está com algum tipo de disfunção. De acordo com a reportagem, a mulher que se depara com muita acne na vida adulta deve buscar um profissional de saúde que a ajude a buscar possíveis causas hormonais para o seu surgimento.

Estresse, má alimentação e hormônios podem causar acne em mulheres adultas

Publicada em 08/07/2010 às 08h50m - Maria Vianna

RIO - A acne também pode ser um problema de adulto. Ao menos duas em cada dez mulheres procuram um dermatologista para reclamar das espinhas, dos cravos e da oleosidade cutânea que surgem após a adolescência, segundo a Associação Britânica de Dermatologia. Pior, muitas nunca tiveram problemas na pele até os 18 anos. A dermatolgista Juliana Neiva explica que os distúrbios hormonais, principalmente os que são produzidos pelos ovários e as suprarrenais, podem deixar a pele marcada. O uso errado de cosméticos é outra causa comum.

- Uma higiene adequada da pele é fundamental. Os hidratantes cremosos podem causar a acne, assim como o hábito de não tirar a maquiagem. Mas é preciso ter cuidado especial na hora de escolher o demaquilante, já que o bifásico, que contém óleo na composição e é bom para área dos olhos, pode deixar a pele mais oleosa - explica a médica.

Se a acne apareceu recentemente e é leve, preste atenção nos hábitos. Está cutucando o rosto excessivamente? Trocou de maquiagem? Tem usado cosméticos muito oleosos ou fora do prazo de validade? Todas estas questões podem causar espinhas.

Agora se a acne é persistente ou se aparecerem cistos e marcas, procure logo um médico. Ela pode ser sinal de que algo não vai bem no organismo. A síndrome dos ovários policísticos e o aumento dos hormônios masculinos como a testosterona costumam causar um aumento da oleosidade e das espinhas, principalmente na região da testa. O aumento de cortisol, o hormônio do estresse, também deixa a pele mais espessa e costuma precisar de um tratamento mais multidisciplinar. O uso prolongado de medicamentos como corticoides e anti-depressivos pode aumentar a acne em algumas pessoas. Suspender ou trocar os remédios costuma trazer melhoras rápido.

- É muito importante pesquisar as causas hormonais para um tratamento mais eficaz. Na mulher adulta em idade fértil deve-se ter cuidado ao prescrever medicamentos teratogênicos, como a isotretinoína (oral e tópica) - diz Juliana.

Por último, avalie bem sua dieta. Uma pesquisa australiana, publicada no 'American Journal of Clinical Nutrition', mostrou que uma alimentação com alto índice glicêmico (açúcar, gorduras e farinha branca) pode causar a acne em adultos. Neste caso, basta preferir frutas, legumes, carnes magras, peixes e grãos integrais para ver a pele melhorar cerca de 50% em 12 semanas.

Confira a matéria e um infográfico sobre o assunto no portal O Globo Online.

Nenhum comentário: