Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os perigos do mofo para a saúde





















Você sabia que o mofo e o bolor podem ser grandes inimigos de sua saúde e da sua família? Mulheres grávidas, bebês e idosos estão entre os que mais sofrem com esse tipo de problema, já que os esporos produzidos pelo mofo podem dar início ou agravar casos de asma, além de transmitir bactérias que podem causar infecções graves.

Um vídeo do programa Mais Você, presente no portal da Rede Globo, mostra casos em que as famílias afetadas decidiram, inclusive, mudar de casa para não precisar mais conviver com esse silencioso inimigo, além de contar com dicas de um especialista para se livrar de uma vez por todas desse mal.

Os perigos do mofo para a saúde

Com a umidade e o calor é comum o aparecimento de mofo nas paredes da nossa casa. Paredes inteirinhas ficam cobertas pelo bolor. E esse mofo pode ser muito perigoso. Você lembra o que aconteceu com a atriz Brittany Murphy?

Ela foi uma das estrelas do filme 'Patricinhas de Beverly Hills' e, em dezembro do ano passado, foi encontrada morta em sua casa. E o marido também morreu meses depois.
Todas as suspeitas indicam que a causa estava no lugar onde moravam. Essa casa, localizada nas montanhas de Hollywood, está sendo investigada. A autópsia aponta que Brittany e o marido morreram de anemia severa e pneumonia. O suspeito? O mofo. Fragmentos de bolor foram encontrados na residência do casal.

Viver com umidade e mofo é um perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que podem causar até infecções.
Esse risco é maior em pessoas vulneráveis como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.

Para falar sobre o assunto, Ana Maria recebeu o médico alergista João Negreiros Tebyriça, que é vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. “O mofo aparece com a umidade que fica nas paredes e pisos. É preciso, primeiro, raspar a área que está úmida e colocar impermeabilizante. Se é um quarto que não pega sol, então deve-se usar o desumidificador. A tela do ar condicionado também deve ser retirada para a limpeza a cada semana”, disse.

As roupas de uso diário podem ser guardadas sem nenhuma proteção. “As de uso menos freqüente devem ser guardadas em sacos plásticos. Roupas guardadas há mais de três meses devem ser colocadas para arejar algumas horas antes do uso”, explicou o alergista.

Dicas importantes:

*primeira dica: ficar atento a qualquer infiltração de água. A umidade é o maior criadouro de mofos.

*casa bem arejada e limpa também é garantia contra o mofo.por isso é preciso evitar o acumulo de objetos dentro de casa, assim como tapetes e cortinas. Eles dificultam a limpeza.

*o vinagre pode ser usado na limpeza porque a acidez inibe a proliferação. Mas não há nenhum produto que realmente seja eficiente.

*para roupas guardadas o principio básico é o seguinte:
-roupa do dia a dia não previra ficar embalada em sacos plásticos, porque são lavadas pelo menos uma vez por mês.
- roupas de festas ou usadas em determinadas épocas do ano devem ser guardadas em sacos plásticos e devem ser lavados sempre que ficarem mais de 3 meses de uso. O mesmo vale para forros de cama.

Clique aqui e confira o vídeo do programa Mais Você na íntegra.

Nenhum comentário: