Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Boa forma das celebridades logo após o parto pressiona mulheres comuns






















Muitas mulheres têm se sentido “pressionadas” logo após o parto, quando se deparam com celebridades que, meses após dar a luz, aparecem lindas e magras nas páginas das revistas e na TV. Confira abaixo entrevista com o coordenador de ginecologia e obstetrícia do hospital Quinta D’Or (RJ), Dr. Humberto Tindó, para a revista Crescer deste mês, em que ele afirma que é normal se inspirar nas famosas para chegar ao peso ideal novamente, mas é preciso entender que a rotina das profissionais da mídia, para as quais a imagem é tão importante, é muito diferente da das mães que trabalham em outras profissões e convivem com hábitos tão distintos.

Boa forma das celebridades logo após o parto pressiona mulheres comuns

É o que diz estudo feito com mais de 6 mil mulheres na Inglaterra. Veja por que dietas restritivas podem fazer mal à saúde da mãe e do bebê

É difícil não ficar inconformada quando celebridades que acabaram de ter bebê aparecem lindas e magras nas revistas e TV? Você não está sozinha. Pelo menos é o que mostra um estudo feito pelo The Royal College of Midwives (Escola Real de Parteiras) e pelo site Netmums, na Inglaterra, com 6.626 mães. Segundo o levantamento, 60% delas se sentem pressionadas quando veem mães famosas supermagras poucos dias depois do parto. No Brasil, um exemplo recente é a apresentadora Adriane Galisteu (na foto ao lado), que emagreceu 10 quilos, dos 12 que engordou durante os nove meses de gravidez, em apenas 50 dias depois de dar à luz a Vittorio, em agosto. Já a atriz Giovanna Antonelli, pouco mais de um mês após o parto das gêmeas Antonia e Sofia, apareceu supermagra em um evento em São Paulo esta semana.

Para o coordenador da ginecologia e obstetrícia do hospital Quinta D’Or (RJ), Humberto Tindó, as mulheres têm que entender que, para as celebridades, a imagem é muito importante e, por isso, elas têm de estar sempre em forma. O médico lembra que elas provavelmente contam com a ajuda de profissionais para emagrecer, como nutricionistas e personal trainers. Também não se pode esquecer que nas revistas e jornais as fotos são tratadas por softwares que eliminam imperfeições.

“Se a mãe está fora do peso e não está feliz com o seu corpo, precisa encontrar um meio de encarar o problema de frente", explica Tindó. Mas a melhor fórmula para emagrecer ainda é ter uma alimentação balanceada aliada a exercícios físicos. "Ela pode até se inspirar nas famosas, desde que entenda que a rotina delas é muito diferente da de mulheres ‘normais’. ”

Mas não faz mal emagrecer rápido demais? “Na verdade, o que conta mesmo não é se a mãe emagreceu rápido ou devagar, mas o tipo de dieta que fez”, afirma o médico. O grande problema, então, seria adotar regimes restritivos e, com isso, acabar enfraquecida, suscetível a doenças e com o leite menos nutritivo – o aleitamento materno, aliás, ajuda a emagrecer.

Com relação ao peso, o ideal é que desde a gravidez a mulher cuide da alimentação tanto para não engordar demais (e isso cada uma precisa analisar com o seu médico) quanto para manter a quantidade de nutrientes necessários para o bebê. Na pesquisa, uma das maiores reclamações das mães foi que elas não receberam orientação adequada sobre nutrição durante e logo após a gestação. O coordenador do Copa D’Or afirma que, por aqui, isso também é uma preocupação. O ideal é buscar ajuda de outros especialistas, além do obstetra, como nutrólogos e profissionais de educação física. Assim fica mais fácil controlar o peso na gravidez e no pós-parto.

Fora tudo isso, respeitar o corpo e o momento é fundamental para lidar bem com os quilos a mais. Se for preciso, deixe de lado as revistas e os programas de celebridades por uns meses.

Acesse o portal da revista Crescer e confira a reportagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito da matéria.

mas para "nós simples mortais", temos mesmo é que contar com boa herança genética, pois tratamentos caros para emagrecer a maioria das pessoas não tem condições e nem mesmo um tempo disponível para isso.
Cuidar do filho recém nascido, trabalhar, cuidar da casa, são tarefas que consomem muito tempo.