Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pesquisa diz que tomar anticoncepcional não engorda



Conhecida como “vilã do peso”, a pílula anticoncepcional por via oral recentemente foi analisada em uma pesquisa publicada pelo periódico Human Reproduction. O diagnóstico foi elaborado com base em dez fêmeas de macacos que têm um sistema reprodutivo muito semelhante ao humano e concluiu que não existe nenhuma relação entre o uso de anticoncepcional e dados expressivos de ganho de peso. Ao contrário, a pesquisa apontou que algumas das fêmeas inclusive perderam alguns quilos durante o tratamento.

A análise, publicada pelo portal R7, concluiu que as mulheres costumam não se conformar com um fenômeno muito comum: o ganho normal de peso com o passar dos anos, culpando geralmente o único medicamento de uso contínuo que costumam ingerir ao longo de sua vida reprodutiva. O estudo é apenas mais um de muitos que já foram realizados acerca do tema, de modo que todos chegaram à conclusão de que o ganho de “alguns quilinhos” tem relação muito mais considerável com hábitos de vida cada vez menos saudáveis do que com o uso das famosas pílulas.

Pesquisa diz que tomar anticoncepcional não engorda

Fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida podem ser a causa

Uma pesquisa publicada no periódico científico Human Reproduction mostra que não houve relação entre o uso da pílula anticoncepcional por via oral e o ganho de peso em um grupo pesquisado. A análise, feita com dez fêmeas de macacos rhesus, que têm um mecanismo reprodutivo bastante similar ao humano, não conseguiu registrar ganho de peso entre os animais pesquisados. Pelo contrário, as fêmeas em geral perderam peso durante o tratamento.

A pesquisa, publicada em dezembro, concluiu que o maior ganho de peso durante o uso da pílula ocorria entre fêmeas obesas. O estudo lembra que, em geral, os seres humanos adultos tendem a ganhar peso com o passar dos anos.

- Não é surpreendente que as mulheres geralmente culpem os contraceptivos orais pelo ganho de peso, já que eles podem ser a única medicação que as mulheres tomam consistentemente ao longo de sua vida reprodutiva. Apesar disso, a razão mais provável para o crescimento da gordura de mulheres em nossa população é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, que não têm nada a ver com o uso de anticoncepcionais orais.

O estudo lembra que pesquisas anteriores realizadas em humanos não conseguiram determinar conclusivamente se as pílulas têm algum impacto no ganho de peso das mulheres, notando que em geral há poucas mulheres obesas nesses trabalhos - as macacas obesas foram as que perderam mais peso nesse último estudo.

- Porém, há vários estudos com humanos com conclusões similares às nossas, demonstrando de leve à moderada perda de peso com o uso da pílula. Ou pelo menos não há ganho de peso.

Acesse o portal R7 e confira o conteúdo da matéria.

Nenhum comentário: