Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alimentos e plantas que fazem bem à saúde














Você já está cansada de saber que alimentação saudável é aquela rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Mas as vezes não encontramos na cozinha os alimentos adequados para um cardápio saudável. Não se preocupe! Listamos alguns alimentos sempre presentes no tempero dos pratos ou sozinhos na fruteira e descobrimos desde seus benefícios ao metabolismo até a prevenção de doenças.


Menu saudável ao seu alcance
Saiba quais são os alimentos e plantas que podem dar um up na sua saúde

Você sabia que alguns alimentos e plantas podem favorecer a absorção e o metabolismo dos nutrientes, além de reduzir o risco de doenças crônicas? Veja algumas dicas para melhorar ainda mais a sua saúde.

O Tomate (licopeno) - com ação antioxidante, o licopeno diminui o risco de desenvolvimento de câncer, inclusive câncer de próstata, além de atuar na redução do estresse oxidativo. O licopeno é utilizado pelo organismo quando o tomate é consumido cozido e acompanhado de uma fonte de lipídios, como o azeite.

O Alho - tem ação antioxidante, antibacteriana, antifúngica, além de auxiliar na redução dos níveis de colesterol. Para manutenção de suas funções benéficas deve ser aquecido pelo menor tempo possível, devendo ser adicionado ao final das preparações e sempre após ser amassado ou triturado.

O Gengibre - além de sua ação antioxidante, o gengibre também age como componente antiinflamatório. Também é recomendado para gestantes, que apresenta a náusea como sintoma no início da gravidez.

A Pimenta - a pimenta vermelha contém um importante composto, a capsaicina, que tem efeitos importantes sobre a perda de peso. No entanto, ela age como coadjuvante no tratamento, já que para ter um efeito isolado deveria ser consumida em grandes quantidades. Além disso, tem ação antiinflamatória e na redução dos níveis de colesterol

O Agrião - tem ação antiinflamatória e efeitos benéficos sobre o trato respiratório, auxiliando como descongestionante e expectorante.

A Alcachofra - além de ser rica em insulina, a alcachofra tem nutrientes importantes para o funcionamento do fígado.

A Romã - fruta rica em compostos bioativos que agem diminuindo o risco de câncer, como antioxidantes e na redução dos níveis de colesterol.

O Própolis - dentre diversas ações, merecem destaque: ação imunológica e antioxidante, além de promover o equilíbrio do intestino.

A Geleia Real - alimento de alta qualidade nutricional, contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e compostos bioativos, sendo importante como antiinflamatório e na redução dos níveis de colesterol. É importante que o produto seja congelado logo após a coleta e seja mantido sob refrigeração durante seu consumo, para preservação de suas propriedades benéficas.

Fonte:
Luciana Neves
Nutricionista do Hospital Quinta D'Or


























Um comentário:

inclusão digital disse...

Nao sabia que o tomate era tão importante para nossa saúde, e que tinha tantas propriedades uteis ao nosso organismo.

visite também nosso blog
http://mulheresdapazguajuviras.wordpress.com/