Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ração complexa pra cachorro

















A incansável busca pelo corpo ideal faz com que muitas pessoas procurem compostos alimentares naturais que auxiliem na perda de peso. Não à toa, uma avalanche desses suplementos tomam as prateleiras de lojas de produtos naturais. Um deles é a já conhecida ração humana, que virou febre por aqui. No entanto, na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou os consumidores sobre os riscos de substituir refeições por colheradas desse produto. O motivo é que ele não possui todos os ingredientes necessários para a alimentação saudável.

Ração complexa pra cachorro
Fórmula que promete emagrecimento rápido funciona mesmo ou não passa de modismo?

A busca pela boa forma e o corpo perfeito faz com que muita gente experimente os mais diversos tipos de dietas mirabolantes e acredite em combinações de alimentos que nem sempre são inofensivas. Uma das novidades para perda de peso mais comentadas dos últimos tempos é a ração humana. O composto de cereais, farinhas e sementes, entre outros ingredientes ricos em fibras, todos em pó e naturais, tem sido divulgado como uma das melhores saídas para vencer a briga contra a balança. Mas até que ponto a combinação realmente funciona e sua ingestão ao substituir refeições não ameaça a saúde?

Segundo a nutricionista Catarine Queiroz, coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Quinta D’Or, é preciso ter muito cuidado com o que se come durante um regime de restrição alimentar. Para ela, as dietas malucas podem fazer muito mal ao organismo, pois nosso corpo precisa da energia que vem dos alimentos para se manter forte e saudável.

- Algumas pessoas chegam a substituir até duas refeições pela ração humana. Mas cada indivíduo tem as suas peculiaridades, o que funciona para um, pode não ser bom para outro, por isso é importante procurar orientação antes de começar qualquer tipo de método por conta própria - explica a especialista.

Entre os componentes da ração humana estão elementos como a linhaça, que é rica em ômega 3; o gergelim, que aumenta a atividade cerebral; a aveia, que dificulta a absorção de gordura pelo organismo, e outros ingredientes que podem trazer benefícios para a saúde. Além de emagrecer, a ração promete auxiliar o intestino, controlar o colesterol ruim e a glicose e ajudar na desintoxicação do organismo.

- Ingerir pequenas porções de ração humana sob orientação médica não faz mal. Os ingredientes do composto realmente têm funções benéficas à saúde. Mas é preciso cuidado. Se a pessoa tem diabetes ou algum problema cardíaco, não deve consumi-lo, pois ingredientes como açúcar mascavo, guaraná em pó e cacau fazem parte de sua composição e podem fazer mal - ressalta Catarine.

A ração humana seria, na verdade, um suplemento e, por isso, deve ser usada para complementar as refeições e não substituí-las. Uma pessoa que tem uma alimentação saudável, que come todos os tipos de alimentos e que faz um acompanhamento periódico de sua saúde, por exemplo, não precisaria de nenhum outro complemento em sua dieta.

A nutricionista chama a atenção também para o cuidado que se deve ter com as informações obtidas na internet, onde é possível encontrar diversos sites com a promessa de queimar os quilinhos extras de forma fácil e rápida:

- Não existem poções milagrosas e nenhuma fórmula, por si só, é capaz de trazer milhões de melhorias para o organismo. Para atingir o resultado desejado, é necessária uma combinação de dieta saudável, exercícios físicos e orientação de um especialista, completa a nutricionista.

Nenhum comentário: