Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino – o DAEM


Assim como as mulheres, os homens também sentem os efeitos da idade. O que nelas é chamado de menopausa, neles leva o nome de Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM).

O que popularmente é chamado de “andropausa”, termo que reúne os sintomas causados pela queda hormonal, tende a aparecer a partir dos 50 anos e atinge cerca de 60% da população masculina com mais de 65 anos.

Embora não receba a devida atenção por boa parte dos homens, o DAEM pode ser facilmente detectado por meio de consultas e exames médicos regulares, como orienta o urologista do Hospital Copa D’Or, Dr. Renato Muglia.

“Em consultas periódicas, o urologista vai investigar e confirmar o aparecimento dos sintomas, que costumam ser a diminuição do desejo sexual, da qualidade de ereção, da atividade intelectual, dos pelos, da densidade óssea, assim como aumento da gordura visceral e alterações de pele.

Ao contrário da menopausa, no caso do DAEM, o uso de medicação oral não é apropriado, pois os efeitos tóxicos são prejudiciais ao fígado. “Os homens que desejam fazer a reposição hormonal devem primeiramente submeter-se a uma avaliação urológica de próstata e a terapêutica deve ser de comum acordo entre médico e paciente”, explica Renato Muglia.

Uma opção para eles é o uso de produtos aplicados via intramuscular a cada três meses, como adesivos transdérmicos, ou géis, que devem ser utilizados diariamente e são capazes restabelecer os níveis normais de testosterona, diminuindo sintomas.

Mas atenção, o DAEM não pode ser encarado como doença, e sim como mais uma fase da vida. “Muitas pessoas são levadas a acreditar que podem manter a juventude a qualquer preço, ainda que com o uso inadequado de medicamentos potencialmente danosos à saúde. O conhecimento de que o envelhecimento faz parte da vida e pode ser um período especialmente feliz é essencial”, afirma o Dr. Salo Buksman, geriatra do Hospital Copa D’Or

Nenhum comentário: