Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O que fazer em casos de acidente?




Com as festas e férias chegando, o número de pessoas e carros nas ruas aumenta. Com isso, aumentam também os acidentes. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em dezembro do ano passado, 630 pessoas morreram atropeladas em São Paulo. Os dias em que mais ocorrem acidentes costumam ser sexta-feira e sábado.

Nesta época, é importante redobrar a atenção principalmente com crianças e idosos.
Se você tem filhos pequenos, jamais os deixe brincando sozinhos na rua. Lembre-os sempre de olhar a rua para os dois lados antes de atravessar e segure bem firme as mãos deles ao cruzar de um lado para o outro, pois muitas vezes a criança pode se soltar e sair correndo porque viu algo interessante ou porque se distraiu e acabam sendo vitimas de graves acidentes.

No carro, as crianças devem estar presas nas cadeiras veiculares e com cinto de segurança. Nunca as deixe soltas.

O cirurgião torácico Hassan Ahmed Yassine Neto, do Hospital e Maternidade São Luiz, associado da Rede D’Or, e especialista em atender casos de lesões graves, alerta que no caso de acidentes automobilísticos, como colisão entre veículos e atropelamentos, é primordial adotar medidas que agilizem no socorro à vítima:

“Para um bom atendimento destes casos, é preciso contar com médicos preparados e bem treinados, além de estrutura e de equipamentos adequados”, explica o médico.

Hassam, que integrará a equipe de profissionais da Rede D’Or São Luiz no atendimento médico-hospitalar da Fórmula 1, dá dicas para agilizar o socorro e o atendimento às vítimas no caso de traumas causados por acidentes.

Saiba o que fazer nestes casos:


1. Ligar para o número 192 (Samu) ou 193 (Resgate dos Bombeiros);

2. Informar o que ocorreu de maneira objetiva. Evite falar sobre gravidade ou demais informações subjetivas, por exemplo. É mais eficaz comunicar número de vítimas, tipo do acidente (colisão de carro com carro, moto com carro, ônibus com carro, entre outros), se as pessoas estão desacordadas;

3. Em locais de difícil acesso, marque um ponto de encontro com os profissionais do Samu ou do Resgate;

4. Preservar a segurança das vítimas, principalmente se o acidente ocorreu em vias rápidas. É importante sinalizar o local para que outros acidentes não aconteçam;

5. Procure captar o máximo de dados da vítima - se tem alergia ou alguma doença, se toma algum medicamento - porque ela pode perder o sentido a qualquer momento.

Nenhum comentário: