Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cresce o número de cesarianas no Brasil




Pela primeira vez na história o Brasil registrou mais cesarianas do que partos normais, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. O dado se refere ao ano de 2010, quando 52% das mulheres deram a luz por cirurgia, número alarmante, já que a Organização Mundial de Saúde, OMS, recomenda uma taxa de aproximadamente 15%.

No setor privado, a taxa de cesarianas está estabilizada desde 2004 em cerca de 80%.
Já no SUS, o número vem aumentando de 24% para 37% na última década. De acordo com o coordenador da Câmara Técnica de Parto Normal do Conselho Federal de Medicina, José Vinagre, uma cesariana feita indiscriminadamente, pode aumentar os riscos para a mãe e o feto. A cirurgia só é benéfica aos dois quando a situação da mãe exige o procedimento.

Para impedir que o parto cirúrgico ocorra sem necessidade, o ministério orienta médicos e mães a optarem pelo parto normal.
De acordo com especialistas, o excesso de partos cirúrgicos se deve principalmente ao desconhecimento das mulheres em relação aos benéficos do parto normal.
Por isso, nós comparamos as vantagens de desvantagens dos dois procedimentos:

A cesariana:

• Procedimento

O cirurgião faz um corte no abdômen e no útero. A proximidade entre a lâmina, o bebê e a região cortada é um dos principais riscos da cirurgia.
Com as mãos o cirurgião puxa o bebê pela abertura feita.
O cordão umbilical e a placenta são removidos do útero e o corte no abdômen é costurado.
Um curativo é colocado para proteger a região do corte até a cicatrização total.

• Pontos positivos

Maior segurança nos casos em que a gestante ou o feto apresentam algum problema.
Possibilidade de programar a hora e data do procedimento.
É mais rápido do que o parto normal.

• Pontos negativos

Existe o risco de o parto ser feito antes do período necessário para o desenvolvimento do bebê, o que pode provocar problemas respiratórios e a de uma internação na UTI.
A recuperação é mais demorada.

O parto normal

• Pontos positivos

Recuperação rápida. A mãe pode deixar o hospital em até 24 horas.
Como não há cirurgia, o risco de infecção é menor.
Não há dor pós parto.
Não deixa cicatrizes aparente.

• Pontos negativos

O grande vilão do parto normal são as dores durante as contrações. A aplicação da anestesia diminui a sensação de dor em até 70%, mas nem todas as gestantes podem receber o medicamento.
Em casos de partos complicados e de emergência, é preciso fazer o parto fórceps (ou a ferro). Uma espécie de colher metálica que puxa o bebê pelo canal vaginal. Há risco de lesções.

As mamães ainda têm outras opções:

O parto na água que ocorre em banheiras especiais ou improvisadas e é comum na Europa. A água quente ajuda a diminuir a tensão e a dor. No Brasil o procedimento ainda é pouco utilizado.

O parto agachado utiliza a gravidade para facilitar o procedimento. Era usado com grande frequência em décadas passadas por parteiras holandesas.

Nenhum comentário: