Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Hoje é o Dia Mundial de Combate à Aids!




A doença foi descoberta há 30 anos e, desde então, profissionais vêm procurando a cura para este mal. De lá para cá, mais de 15 antiretrovirais foram descobertos e vêm sendo usados em combinação para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

“A maioria das pessoas descobre que foram infectadas quando ficam doentes ou quando precisam fazer exames de sangue. Em outros casos, o paciente percebe um emagrecimento sem justificativa, diarréias e manchas no corpo”, explica a infectologista do Hospital Quinta D’Or, Dra. Isabel Tavares.

A especialista explica também que as mulheres são mais facilmente infectadas devido à anatomia da vagina. “Com o ato da penetração, é muito mais fácil que o sêmen atinja a área vaginal do que o contrário”, adverte.

Antes de 1990, não existia tratamento para os portadores do vírus. A comunidade médica tratava as crises, como pneumonia e outras doenças, e tentava proporcionar ao paciente uma boa qualidade de vida.]

Hoje o quadro mudou! Quando diagnosticados a tempo, alguns pacientes nem precisam começar a tomar o coquetel de medicamentos e todos podem ter uma vida completamente normal. “Tudo depende do paciente, mas com os tratamentos que temos hoje, os portadores do vírus podem fazer tudo o que quiserem. É preciso ter cuidado quando se machucam e quando têm relações sexuais. Fora isso, vida normal!”, diz Dra. Isabel.

Infelizmente, a evolução do tratamento veio junto com um descaso da população. É sabido que os casos de infecção têm aumentado potencialmente em jovens homossexuais. No meio heterossexual também não ouve queda. “É preciso que a população se conscientize. Não é porque os pacientes têm uma boa qualidade de vida que a doença não vai causar nenhum dano a eles”, diz Dra. Isabel.

Nenhum comentário: