Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 27 de setembro de 2011

10 dicas para um Rock in Rio com saúde



A longa jornada de shows no Rock in Rio merece cuidados do público com a própria saúde. Os médicos da Rede D’Or, que atenderam a 3.373 pessoas nos três primeiros dias do evento, dão algumas dicas para que ninguém precise do atendimento médico em nenhum dos seis postos médicos instalados na Cidade do Rock. Do total de atendimentos, 30% foram para casos ortopédicos, 28% para dor de cabeça e mal-estar e 42% para outros casos.

Para evitar transtornos, a Rede D’Or sugere 10 dicas simples:

  • Usar calçados confortáveis, como tênis e evitar ir à Cidade do Rock de sandálias e chinelos,
  • Ter cuidado ao pular durante os shows para evitar emergências ortopédicas;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas de maneira excessiva;
  • Cuidar da pele com protetor solar em caso de sol forte e intenso para evitar insolação;
  • Vestir-se adequadamente, com roupas leves em caso de calor e prevenir-se contra o frio e a chuva;
  • Beber bastante água antes, durante e depois do festival para não correr o risco de sofrer com a desidratação;
  • Ingerir alimentos leves (ex: frutas), ricos em açúcares (ex: chocolate) e carboidratos (ex: pão) antes dos shows e entre um show e outro. Por conta da longa duração do festival, a reposição energética é fundamental;
  • Fazer alongamento antes de ir ao evento e descansar após os shows evita problemas musculares;
  • Evitar a exposição excessiva e prolongada a altos volumes sonoros para não sofrer com enxaquecas e dores de cabeça;
  • Procurar os postos médicos aos primeiros sinais de mal-estar.
  • Os postos estão assim localizados: um a cada lado do Palco Mundo, um próximo à tenda VIP, um próximo à tenda Eletro, um próximo à Roda Gigante e um Centro Médico avançado próximo ao palco Sunset. A distância entre os postos é de 150 a 200m.

“Além das dicas que visam a prevenção, é sempre bom dizer ao público para ter moderação e atenção. Estas duas palavras servem para todos, desde as crianças, que não devem se afastar dos pais, até os adolescentes, que devem não exagerar na ingestão de álcool”, adverte Dr. Pantoja.

O médico também pede para que as pessoas que irão aos próximos quatro dias do Rock in Rio inscrevam seus dados pessoais no Check-in Saúde no site www.checkinsaude.com.br. “O usuário cadastra informações como nome completo, RG, endereço, restrições a medicamentos e alergias e contatos para casos de emergência. O sistema deixa estes dados à disposição dos médicos e isso facilita o atendimento”, explica Dr. Pantoja.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grávidas no rock!



Você está grávida e quer aproveitar o Rock in Rio? Pode ir tranquila! Até o oitavo mês de gravidez não existe uma restrição médica específica sobre frequentar shows, desde que esteja tudo sob controle durante a gestação. “A probabilidade de acontecer algum imprevisto, como romper a bolsa ou entrar em trabalho de parto, é pequena”, diz Marcelo Giacobbe, obstetra e ginecologista do Hospital São Luiz, associado da Rede D’Or.


A regra, no entanto, só vale para os casos em que a
gravidez corre bem e a gestante não tem nenhum problemas. Hipertensão e pré-eclâmpsia, por exemplo, são condições que merecem atenção. Ambos, em situação de estresse, aumentam a quantidade de estímulos, o que pode resultar em um parto prematuro.

De qualquer forma, é importante que você se organize tome alguns cuidados. Calça larga e tênis é uma boa opção para vestimenta. Um boné ou chapéu também é bem-vindo. Não se esqueça ainda de passar filtro solar, para evitar as manchas da gravidez, e alimentar-se antes de sair de casa. Não será permitida a entrada de alimentos e bebidas no local, mas haverá 26 bares e restaurantes na Cidade do Rock.

No dia do show, saia de casa mais cedo. Os portões abrem às 14h. Analise o melhor tipo de transporte até o lugar do evento. As avenidas de acesso estarão bloqueadas para o trânsito de carros, vans e ônibus e não há estacionamentos próximos. Haverá um ônibus especial chamado
Primeira Classe – Rio Card Rock in Rio, que sairá de 14 pontos da cidade, a cada hora, entre 11h e 5h. Ele deixa os passageiros a 250 metros da Cidade do Rock e o valor da ida e volta é R$ 35. Essa é a melhor opção para evitar grandes caminhadas.

Tudo indica que mais 100 mil pessoas por dia estarão no Rock in Rio. Por isso, evite ficar muito próxima ao palco e procure um local que seja perto de um banheiro. Quando o cansaço bater, no Espaço Rede D’Or você encontra divãs para você relaxar com conforto e uma equipe médica super bem preparada.


O mais importante é respeitar o seu limite, ficar distante da multidão e aproveitar! O som alto não faz mal para você nem para o bebê.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dicas para você aproveitar o Rock in Rio com saúde

A maratona de shows do Rock in Rio começa hoje e vai exigir muita disposição e saúde dos participantes. Seja público, artistas contratados ou demais envolvidos, algumas atitudes podem ajudar a chegar ao fim do festival intacto e cheio de saudades.

A Rede D’Or, apoio médico oficial do Rock in Rio 2011, preparou uma lista de dicas para você aproveitar a tudo que o festival te oferece sem causar nenhum dano a sua saúde. Confira!