Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O perigo dos energéticos e isotônicos



Os isotônicos repõem os sais minerais perdido nas transpirações. Os energéticos dão uma dose extra de energia para aguentar a malhação ou a balada. Mas os especialistas alertam: abusas destas bebidas pode fazer mal à saúde.

Os especialistas dizem que as bebidas não são proibidas, mas não devem ser utilizadas em excesso. Eles recomendam soluções mais naturais, como água de coco ou suco de frutas.

De acordo com a nutricionista do Rios D’Or, Dr. Verônica Lima, o maior risco está no consumo de energéticos e isotônicos por menores de 18 anos. No primeiro caso, a cafeína e a taurina presentes no energético podem aumentar a pressão arterial e causar taquicardia, distúrbios do sono e dores de cabeça.

“Já os isotônicos podem resultar em sobrecarga dos rins e coração. A quantidade de minerais destas bebidas é muito alta para esta faixa etária”, explica Verônica.

Misturar energético com uísque ou vodka também é preocupante. Pesquisa publicada pela Revista Médica da Austrália mostrou que o número de atendimentos por overdose de álcool com energético aumentou cerca de 441,6% em um dos estados do País.

Os pesquisadores alertam que o energético não reduz o efeito da bebida, como se pensa. Pelo contrário, você passa a ter uma pessoa bêbada e agitada. E muitas vezes o número de doses da bebida aumenta por ter um gosto mais agradável.

Nenhum comentário: