Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Boa alimentação ajudará a curtir o Carnaval de maneira saudável



O folião precisa ter energia e estar preparado durante o Carnaval. Além da diversão, é importante ficar atento às necessidades do corpo, pois perde-se muitas calorias nesta época. A nutricionista Mirian Nogueira Martinez, do Hospital e Maternidade São Luiz, dá algumas dicas saudáveis que poderão ajudar a recompor as energias.

Segundo Mirian, é importante manter uma alimentação balanceada e abusar das frutas, verduras e legumes, alimentos compostos por antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

“Nos dias que antecedem as festas, devemos optar por pratos bem coloridos, que juntam todas as vitaminas e os minerais necessários para o organismo”, comenta a nutricionista.

“Como fica mais difícil se alimentar regularmente, de três em três horas, como é recomendado, os foliões podem recorrer às sementes, nozes, o pistache e as castanhas, que são ricos em antioxidantes. Outra boa opção são as barras de cereais, que contêm muito carboidrato, o principal elemento para armazenar energia”.

A hidratação é essencial para manter-se disposto. Por conta do calor, a perda de líquido através do suor excede o normal, eliminando cloro, magnésio e sódio, elementos que precisam ser ingeridos novamente.

De acordo com a nutricionista, os isotônicos são ótimos aliados na hora da reidratação, pois possuem todos os nutrientes necessários. Também pode-se recorrer aos sucos de frutas naturais, água de coco e, é claro, à água mineral. Em ocasiões como esta, o ideal é tomar de dois a três litros de água por dia.

No caso das bebidas alcoólicas, a nutricionista indica moderação. “A maioria das pessoas abusa das bebidas alcoólicas no Carnaval, mas esse consumo precisa ser intercalado. O folião deve continuar ingerindo água e alimentando-se bem.

A bebida no estômago vazio pode causar uma irritação gástrica. Além disso, costumam ser diuréticas e isso auxilia no processo de desidratação. Não há necessidade de consumir energéticos, porque esse tipo de líquido apresenta grande quantidade de cafeína e guaraná, o que acelera o metabolismo do corpo, mas não reidrata.”

Nenhum comentário: