Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 14 de março de 2012

Combate ao Glaucoma


Você sabe o que é glaucoma? Não? Então essa é uma boa oportunidade para se informar!

Durante os dias 13 e 17 acontece em todo o mundo a Semana de Combate ao Glaucoma, criada para conscientizar a população sobre a importância de se realizar o exame preventivo dessa doença, que está na segunda colocação no ranking das patologias que mais causam cegueira no mundo, segundo dados da Organização da Mundial da Saúde (OMS) publicados em 2002.

Cerca de 68 milhões de pessoas são portadoras do glaucoma primário de ângulo aberto, que é o tipo mais comum, e desse total 10% irá se tonar cego de ambos os olhos devido à doença, o que poderia ser evitado se ela fosse diagnosticada com antecedência.

“O glaucoma é uma doença dos olhos que provoca lesão irreversível no nervo óptico. Este nervo é o responsável por levar a imagem captada pelos nossos olhos ao cérebro, onde ela é processada para podermos enxergar. Assim, conforme a doença evolui, a pessoa tem sua capacidade de visão diminuída progressivamente”, explica a Dra. Aletea Pompei, chefe do Serviço de Emergência Oftalmológica da Rede D’Or no Rio de Janeiro.

Trabalhos científicos apontam que 80 milhões de pessoas serão acometidas pela doença em todo o planeta até 2020.

De acordo com o Dr. Marcelo Kac, o principal fator de risco para o glaucoma é o aumento da pressão dentro do olho. “Essa pressão só poder ser medida pelo oftalmologista durante uma consulta de rotina. Se estiver alta, a lesão no nervo óptico aumentará e, quanto maior a lesão, maior será a diminuição do campo visual da pessoa” informa.

O oftalmologista esclarece que a perda do campo visual costuma aparecer na parte mais externa do olho, o que faz com que o paciente só descubra o glaucoma quando ele se encontra em estágio avançado, diminuindo as chances de tratamento.

Outros fatores de risco para o glaucoma são: idade maior que 40 anos, presença de parente próximo com glaucoma, incidência maior em pessoas negras, alto grau de miopia, diabetes, história de trauma ou doenças oculares.

Não perca tempo: aproveite a data para fazer um exame preventivo e garanta a saúde da sua visão!

Nenhum comentário: