Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dicas para conviver com a artrite reumatoide

Pela manhã

É comum a pessoa que tem artrite reumatoide reclamar de rigidez nas articulações nas primeiras horas do dia. Para “soltá-las”, tome um banho quente ou fique alguns minutos exposta ao calor do sol. “Assim que possível, procure também movimentar o corpo. Fazer alongamento ou uma caminhada leve, por exemplo, melhora a capacidade de realizar as atividades cotidianas”, diz o reumatologista Frederico Santos, do Hospital Norte D’Or, no Rio de Janeiro.

Na hora do almoço


“Nas refeições, fique atenta também às calorias para não engordar. Isso porque o excesso de peso sobrecarrega as articulações, principalmente as do joelho, dos tornozelos e do quadril, o que pode intensificar a dor”, avisa Frederico Santos.

À tarde

Pelo menos três vezes por semana, inclua na sua rotina uma aula de pilates, natação ou hidroginástica. “Assim, você gasta energia, queima gordura, fortalece a musculatura e melhora a mobilidade e o equilíbrio, o que evita as quedas, que agravam ainda mais a situação de quem tem artrite reumatoide”, afirma o especialista.

À noite

Faça uma nova sessão de alongamento e se agasalhe. “O frio e as mudanças bruscas na temperatura corporal podem contribuir para a rigidez articular”, completa Frederico Santos.

Fonte

Nenhum comentário: