Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 6 de abril de 2012

Etiqueta pós parto
















O nascimento de uma criança normalmente é uma grande alegria para os pais, amigos e familiares que acompanharam o período de gestação da nova mamãe e é normal que os primeiros dias do novo membro da família sejam repletos de visitas desejando conhecê-lo. Mas é muito importante prestar atenção nos seus gestos e atitudes para não atrapalhar ao invés de ajudar.

Durante a visita, lembre-se de que o bebê ainda está muito frágil e que mãe, independente do método usado no parto, está muito desgastada e ainda se recuperando, além de provavelmente estar sofrendo diversos incômodos, como prisão de ventre e seios doloridos.

Aliás, se for possível, realize a primeira visita na maternidade, pois no local a mãe e o bebê está sob cuidados de médicos e enfermeiras e o lugar possui uma estrutura preparada para fornecer o conforto necessário para a mãe e as visitas, o que pode não ser uma realidade na casa ou no apartamento.

Mas caso não tenha sido possível ir até a maternidade, é recomendável esperar cerca de um mês antes de realizar a primeira visita: assim, você dá tempo para que os pais e o bebê se acostumem com a nova rotina e receba as primeiras vacinas. Sem falar que você provavelmente encontrará uma recepção mais calma do que nos primeiros dias.

Lembre-se: tanto na maternidade como em casa, ligue antes para saber se pode visitá-los naquele momento ou se eles preferem que seja em outra hora. Quando chegar lá, tente não ficar mais de 20 (maternidade) ou 40 (casa) minutos no local, para não cansar muito a nova família.

É a última, mas não menos importante, dica: quando for pegar a criança, peça autorização dos pais. “Antes do contato com o recém-nascido, é indispensável lavar muito bem as mãos com água e sabão. E, se tiver disponível, passar álcool em gel também”, orienta a enfermeira neonatal Talita Elci, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Caso o bebê esteja dormindo, é melhor deixar para segurar o pequeno em outra ocasião.

Nenhum comentário: