Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 11 de abril de 2012

O lado B dos refrigerantes



Companheiros de muitos na horas do almoço, os refrigerantes já estão totalmente integrados à mesa dos brasileiros que ingerem, em média, 35 litros desse tipo de bebida por ano. Mas, sem equilíbrio no consumo, esse hábito pode ser bastante prejudicial.

Segundo Marilane Dionísio, coordenadora de nutrição do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, as substâncias químicas presentes na composição dos refrigerantes são prejudiciais à saúde, se bebidos com frequência. “Na composição dos refrigerantes, estão conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis se ingeridas com excesso”, explica.

Efeitos

O consumo constante dessa bebida agrava quadros de gastrite e flatulência (gases), além de aumentar os níveis de colesterol. É responsável também por uma maior incidência de cáries – dependendo da sensibilidade e predisposição de cada indivíduo – e erosão dental, processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.

Eles também impactam nas taxas de glicose do organismo: pesquisas recentes revelam que o refrigerante não dietético aumenta em 80% o risco de diabetes. De acordo com estes estudos, o risco de desenvolver a doença chega a quase dobrar nas pessoas que consomem este tipo de bebida pelo menos uma vez por dia. Além disso, os refrigerantes também aumentam os riscos de câncer no esôfago. “Eles incham o estômago e causam refluxo gástrico, o que está associado com o câncer de esôfago”, explica a médica.

Vazio na saúde

A preferência pelos gaseificados é tão grande que muitas pessoas os preferem a sucos ou até mesmo a água. Sempre. O que gera preocupação por patês dos especialistas: “Beber refrigerantes com freqüência só faz aumentar o consumo de calorias inúteis, que não acrescentam nenhum nutriente ao organismo. São as chamadas calorias vazias. Em média, um litro de refrigerante tem cerca de 400 calorias, que poderiam ser obtidas por meio de alimentos bem mais saudáveis”, diz a nutricionista

Escolha com cuidado o seu cardápio de alimentos e viva uma vida mais cheia de saúde!

Nenhum comentário: