Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 2 de abril de 2012

Páscoa sem restrições


Época de alegria para a maioria das pessoas, a Páscoa é praticamente um período de tortura para quem possui algum tipo de restrição alimentAr relacionada aos ingredientes que compõem os ovos de chocolate.

Pensando em saciar os desejos dessa parcela da população, algumas empresas fabricam produtos destinados aos diabéticos, intolerantes à lactose e glúten, que normalmente são o grupo que mais sofre por não poder consumir os chocolates feitos ao modo tradicional.

Quem possui diabetes encontra um número maior de opções pela facilidade de encontrar os chocolates do tipo diet (sem açúcar). Mas erra quem pensa que esse tipo de chocolate é indicado para perder peso. Um dos enganos é considerá-lo mais saudável por não conter açúcar em sua composição quando, na verdade, os níveis de gordura são, em geral, mais elevados dos que o do chocolate comum”, alerta a nutricionista Maria Auxiliadora Santos, do Hospital Esperança.

Já os celíacos, que possuem intolerância ao glúten, encontrado na proteína do trigo, pode recorrer aos chocolates feitos com alfarroba, espécie de vagem que, triturada, vira uma farinha que substitui o cacau e é livre de lactose e tem baixo teor de gordura, atendendo também aos que não podem ingerir o açúcar presente no leite.

Tanto para os diabéticos como os celíacos, os chocolates que contêm níveis de cacau acima de 70% e não possuem leite na fórmula também são aproveitados. Essa alternativa é recomendada porque esse tipo de chocolate possui uma substância chamada flavonóide, que fornece ao organismo energia, vitalidade, longevidade, ativação da memória e melhora de humor.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: