Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 9 de maio de 2012

Diferenças entre alergia e intolerância

O leite está na lista dos alimentos que mais causam alergia ou intolerância

A revista Corpo a Corpo trouxe na edição de maio uma matéria com a participação de Angelo Leal, alergista e coordenador do departamento de pediatria do Hospital Quinta D’Or, para falar sobre alergia e intolerância.

Ambas as doenças possuem sintomas bastante parecidos, mas são causadas por circunstâncias bem diferentes: quando uma pessoa tem alergia a algo, seu organismo dispara uma reação ofensiva ao entrar em contato com ele. A substância alergênica está em uma ou mais proteínas presentes no alimento rejeitado pelo corpo. “Para a maioria das pessoas, a tal proteína é inofensiva. Mas, para outras, ela estimula a produção de um anticorpo chamado IgE, que gera uma reação inflamatória, a alergia”, explica o médico.

 Já a intolerância é o resultado da incapacidade do organismo de digerir algum componente do alimento que provoca a reação. Então, a substância é mal absorvida pelo corpo e passa a ser fermentada no intestino, produzindo efeitos colaterais como gases, diarreia e outros desconfortos.

 Separação e tratamento 

A diferença entre os sintomas de cada alteração é que, no caso da alergia, os efeitos colaterais surgem quase que imediatamente após o consumo do alimento, enquanto os da intolerância só ocorrem quando a substância é ingerida repetidamente e se acumula no organismo.

O tratamento da alergia vai depender de qual modo ela se manifesta: se for ajuda e provocar o fechamento da glote (uma estrutura que separa a entrada de alimentos, facilitando a respiração) é preciso ir ao hospital e tomar um antialérgico.

Outra alternativa, também indicada para a intolerância é a supressão do alimento no cardápio antes que ele cause algum dano severo no organismo. Também, no caso da intolerância, é indicado o uso de suplementos complementares que contenham a proteína rejeitada, para que o corpo não sofra com a ausência dessa substância.

Nenhum comentário: