Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desejos na gravidez

Algumas mulheres têm desejos na gravidez: vontade de comer mais doce, vontade de comer de comer alimentos estranhos, como chupar limão com sal ou até alimentos que não fazem parte de nenhuma dieta, como reboco de parede!

É isso mesmo que você acabou de ler! E há aquelas mulheres que passam os nove meses sem sentir absolutamente nada de desejo. Afinal, será que essa história de desejo existe mesmo? O obstetra Luis Henrique Silva, do Hospital e Maternidade Brasil, garante que sim. Segundo o médico, os desejos correm devido a alteração hormonal que a gravidez causa no organismo da mulher.

 De qualquer maneira, a mulher deve ter cautela se sentir desejos. Se quiser comer torta de maçã, por exemplo, lembre-se de ingerir um pedaço pequeno e não a torta inteira. E se sentor vontade de alimentos estranhos, relate ao seu obstetra e ele poderá receitar um complemento adicional à sua dieta. “A vontade de comer alimentos estranhos realmente ocorre na gestação , principalmente no início da gravidez.

Isto acontece devido a mudança hormonal, como o aumento dos níveis de BHCG. Os hormônios realmente podem despertar a vontade de comer alimentos diferentes”. E vontade de comer algum alimento específico, pode acontecer? “Sim, tantos alimentos estranhos como enjoar de alimentos antes apreciados. Por exemplo, tive uma paciente com vontade de comer reboco de parede”.

 A vontade de comer certos alimentos pode indicar a deficiências de proteínas e vitaminas no organismo (ferro= feijão, magnésio = chocolate)? “Não acredito que essa alteração seja deficiência de vitamina, porque a necessidade diária de algumas vitaminas não aumenta tanto assim.

 Nota-se que mesmo aquelas pacientes com uma alimentação adequada com suplementação vitamínica têm essas alterações nos desejos. Portanto, acredito mais na alteração hormonal associada a um quadro inconsciente de aumento da ingestão alimentar atrelado ao crescimento fetal”.

Nenhum comentário: