Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 4 de junho de 2012

Síndrome do desconforto respiratório agudo


Também conhecida como SDRA, a síndrome surge a partir da insuficiência respiratória causada por lesões nos alvéolos pulmonares (são estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, responsáveis pelas trocas gasosas que ocorrem no pulmão) de pacientes que necessitam do uso de ventilação mecânica.

 Ela surge principalmente em patologias como são pneumonia, aspiração de conteúdo gástrico, transfusão de sangue e de hemoderivados, sepse, pancreatite, cirurgias de alto risco, alcoolismo crônico e politraumatismo.

Dentre as doenças citadas acima, a Sepse é a que apresenta com maior frequência de casos, pois cerca de 85% dos pacientes precisam recorrer à ventilação, já que a doença se aloja no pulmão na maioria dos casos.

Diagnóstico e Tratamento

 Para detectar com certeza a SDRA, os médicos precisam prestar muita atenção nas queixas do paciente, pois elas são o primeiro sinal de que algo não está bem. Quando surge uma suspeita, é necessário uma radiografia de tórax e/ou tomografia computadorizada do órgão, além de uma avaliação que mede os níveis de ar dentro do organismo, além disso, sinais de que o paciente esteja sofrendo de algum nível de insuficiência cardíaca também é um sinal que confirma a existência da síndrome.

Não existe um tratamento ou medicação que influencia na melhora da SDRA, o único modo de tratá-la e preveni-la é a partir do uso de estratégias protetoras de ventilação mecânica, com a aplicação de alguns ajustes ventilatórios.

Quer saber mais sobre a SDRA? 

O XI Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica, promovido nos dias 29 e 30 de junho pela Rede D’Or, contará com um sessão para falar especialmente sobre as melhores práticas adotadas nesses casos e quais são as técnicas que precisam ser adotadas para o avanço dos estudos com relação à síndrome.
Fonte: Sociedade de Pneumonia e Tisiologia do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: