Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Para quem não pode ir à Conferência Internacional sobre Ventilação Mecânica

 Um dos mais importantes teóricos da terapia intensiva no mundo, Dr. Jason Bates, médico e engenheiro da Universidade de Vermont (EUA), é um dos convidados O Hospital Copa D'Or realizou, no dia 31 de agosto, às 18h, sua Conferência Internacional sobre Ventilação Mecânica.

 Coordenado pelo médico intensivista Felipe Saddy (Rede D'Or São Luiz e Instituto D'Or) e pela Dra. Patricia Rocco (do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na UFRJ), o evento recebeu o médico e engenheiro americano da Universidade de Vermont (EUA), Jason Bates, considerado um dos maiores expoente mundiais do entendimento do movimento respiratório e da prática da ventilação mecânica no dia-a-dia da terapia intensiva.

 A ventilação mecânica é a técnica mais importante para a desobstrução das vias aéreas dos pacientes graves internados nas UTIs de todo o mundo. No entanto, sua utilização passa diariamente por pesquisas que agregam os conhecimentos de profissionais da Medicina e da Física. Isso porque, se mal aplicada, a respiração artificial, como é popularmente conhecida, pode causar reações adversas geradas pelo próprio organismo do paciente, como pneumonia e infecções.

 "A vinda do Dr. Bates ao Brasil foi uma oportunidade rara para estreitarmos os laços entre os médicos intensivistas dos dois países e uma chance para aprimorarmos as práticas aplicadas lá e aqui", afirma Felipe Saddy, chefe da UTI Ventilatória do Hospital Copa D'Or.

 Alicerce da terapia intensiva atual e é através da ventilação mecânica que os profissionais de saúde tentam garantir suporte de vida dos casos considerados graves. Sabe-se que a aplicação incorreta do tratamento pode causar consequências graves no quadro do paciente e até mesmo o óbito.

"Embora seja uma prática vital em casos de pacientes crônicos e agudos que não conseguem respirar naturalmente, a técnica pode desencadear inúmeras reações geradas pelo sistema de defesa do doente.

 Reações que são, muitas vezes, silenciosas e lentas para que o médico possa perceber. Já existem protocolos de medidas que são acessíveis a qualquer instituição de saúde, e é essa prática que queremos disseminar com o encontro", conclui Dr. Saddy.

 Com tema "Quantificando a importância do volume corrente e da PEEP na patogênese da lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica", a Conferência Internacional do Hospital Copa D'Or destinou-se a médicos que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva, médicos-residentes, acadêmicos de medicina, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde.

Nenhum comentário: