Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Fé no DNA?

A matéria “Por que você acredita em...”, publicada nesse mês pela revista Galileu, fala sobre como o cérebro humano é influenciado para acreditar em mitos, crenças e superstições.

Durante o texto, um dos profissionais convidados para falar do assunto é o neurocientista Ricardo de Oliveira, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, que explica sobre como o DNA pode ajudar na assimilação de crenças:

“Há evidências de que o peso genético é decisivo e o ambiente cultural atuaria como um formador de alternativas de crença”, explica. Essa teoria vem acompanha de estudos que procuram encontrar uma similaridade religiosa/supersticiosa dentre pessoas que compartilham do mesmo código genético.

 Uma série dessas pesquisas, feitas na Universidade de Minnesota, concluem, por exemplo, que cerca de 40% da propensão a uma crença religiosa tem base genética. “Em tese, alguém criado numa família, religiosa, mas sem essa base favorável à capacidade de crer, dificilmente preserva tal comportamento fora desse contexto”, analisa o neurocientista.

Acesse o site e confira outras matérias relacionadas ao tema

Nenhum comentário: