Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Depressão e o cérebro


Pesquisadores brasileiros realizaram estudos que descobriram áreas do cérebro que são responsáveis pelos sentimentos. A pesquisa, divulgada no Journal of Neuroscience, pretende compreender como se desenvolvem os sentimentos humanos, como a afiliação, que é o carinho e o apego que sentimos por nossos familiares.

Os responsáveis pelos estudos, realizado pelo instituto D’or, acreditam que é possível entender comportamentos cerebrais que acabam resultando em depressões. Para realizar as pesquisas com humanos, o grupo de cientistas desenvolveu frases com o objetivo de estimular sentimentos, positivos e negativos, de afiliação.

Os voluntários precisaram ler, aproximadamente, 200 frases para que as reações fossem analisadas por meio de um aparelho de ressonância magnética. Assim, as áreas dos cérebros mais estimuladas foram a da região septo-hipotalâmica, consideradas responsáveis pelos mecanismos de sentimentos e relacionamentos sociais.

Algumas das frases usadas na realização dos estudos foram:

 - Você ensinou seu filho a andar de bicicleta e ele agradeceu com um abraço.
 - Você juntou fotografias velhas de sua infância e fez um álbum para sua mãe.
 - Você esqueceu seu aniversário de casamento e sua esposa ficou muito desapontada.

 Em entrevista à revista VEJA, o neurocientista Jorge Moll Neto, presidente do Instituto D’or, disse que os resultados podem ajudar na compreensão de distúrbios de comportamento.

 Ele ainda acrescentou, “Podemos estudar o papel desses circuitos na psicopatia, na depressão pós-parto, no autismo e na própria depressão”.

Fonte

Nenhum comentário: