Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 26 de abril de 2012

Por uma vida sem pressão


Sabia que hoje é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à hipertensão?

Também conhecida como pressão alta, ela é o problema médico mais comum em toda população mundial. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 35% das pessoas acima dos 40 anos são hipertensas. Ela age de forma silenciosa, atacando os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e, em alguns casos paralisando os rins.

 “A doença pode ter causas hereditárias, mas também pode ser ocasionada por fatores como má alimentação, obesidade, estresse, sedentarismo, fatores genéticos, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas”, afirma João Vicente da Silveira cardiologista da unidade Anália Franco do Hospital São Luiz.

Sintomas e tratamento 

 Segundo o médico, hipertensão se caracteriza por ser uma pressão muito elevada nas artérias, que ultrapassa 13 por 8, causada muitas vezes por maus hábitos alimentares.

 Por não apresentar sinais alarmantes ou claramente identificáveis, torna-se uma doença perigosa. Já as pessoas que sofrem de casos severos de hipertensão têm sintomas mais claros quando a pressão sobe demasiadamente. “Dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, palpitações e sangramento nasal são os alertas mais comuns da hipertensão”, explica.

 Se não diagnosticada rapidamente, a doença pode trazer sérios prejuízos, como o AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como derrame, ataque cardíaco, insuficiências cardíaca e renal e problemas de visão.

 A hipertensão não tem cura, mas convive-se bem com ela, desde que seja controlada. Neste caso, somente o médico poderá determinar o melhor tipo de tratamento para cada paciente. Além disso, o paciente poderá adotar medidas que previnam o aparecimento da hipertensão.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Você conhece a lichia?


Se o critério para um alimento fazer parte da sua alimentação é não pesar na balança, saiba que essa fruta de origem chinesa é uma das menos calóricas, ainda mais se comparada com outras delícias que aportam nos supermercados nesta época de festas de final de ano.

 "A licha tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia", estima a nutricionista Raquel Magalhães, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um final de semana na praia.

 Saúde e boa forma

 Mas a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo", explica por e-mail, o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à cianidina.

 A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. "Vale lembrar que não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento", alerta Mirian Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, ao ouvir a notícia. "A lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função." Não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer um panetone inteiro, por exemplo. Por falar em se esbaldar, Nishihira não determinou ainda a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros na cintura.

 Então coma à vontade, mas sem dispensar acompanhamentos saudáveis!

Fonte

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ensinar o bebê a falar por sinais prejudica a fala?


Enquanto os pequenos estão nos primeiros meses de vida e ainda não conseguem articular a fala, muitas mães ensinam o seu bebê a dizer o que deseja por meio de gestos e sinais, mas depois ficam com receio de retardar o desenvolvimento da fala.

 Mas esse medo não tem razão de ser. Para Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz, em São Paulo, ensinar ao bebê a linguagem de sinais é uma atitude extremamente benéfica. “A criança realmente tem a capacidade de aprender”, comenta.

 Esse estímulo pode fazer com que as crianças tenham um ganho de vocabulário e comecem a falar mais precocemente. Mas tudo depende do desenvolvimento natural da criança.

 Além da comunicação, a linguagem de sinais para bebês reduz a frustração, mostra aos adultos que os bebês são mais espertos do que se imagina, enriquece o vínculo entre mãe e filho e promove um desenvolvimento emocional mais saudável.

 Fonte: Faculdade do saber

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Palestras Viver Bem dessa semana


 Na próxima semana o Programa Viver Bem, produzido pela Rede D’Or para fornecer à população dicas de saúde, bem-estar e qualidade de vida, terá diversas palestras espalhadas pelos hospitais, focadas em assuntos relativos a alimentação e sobre como ter uma vida mais saudável na terceira idade. Confira a relação das palestras:

 Saúde na terceira idade


 Palestra apresentada pelo Dr. Luiz Eduardo Sampaio, especializado em geriatria, fala sobre alguns cuidados que podem ser tomados para melhorar a qualidade de vida na melhor idade.

 Local: Auditório do Hospital Norte D’Or, às 15 horas, no dia 25 de abril

 Alimentação saudável

 Quer algumas dicas sobre como melhorar o modo como você se alimenta?

 No dia 25 de abril a nutricionista Claudia Jordão, do Hospital Quinta D’Or, dará algumas dicas sobre como melhorar a sua alimentação, além de explicar os benefícios que uma ingestão equilibrada de alimentos proporciona ao organismo.

 Local: Auditório do prédio Boa Vista, anexo ao Hospital Quinta D’Or, às 15 horas

 Qualidade de vida na terceira idade

 Apresentada pela Dra. Júlia Ramalho, residente do serviço de geriatria do Hospital Niterói D’Or, irá explicar sobre o que acontece com o corpo humano a cada década vivida pela pessoa, além de apresentar hábitos e técnicas que ajudam a preservar o corpo e a mente.

 Local: Auditório do Niterói D’Or, às 15 horas, no dia 27 de abril

  Alimentação certa para cada fase da vida As necessidades nutricionais de uma criança são bem diferentes do que as de um adulto. Entender isso e garantir que seu corpo recebe o que lhe é mais adequado em cada fase da vida são atitudes que garantem uma vida mais saudável e uma mente mais ativa.

Local: Auditório do Rios D’Or, às 15 horas, no dia 27 de abril

 Se interessou por algum tema? Acesse o link do Programa Viver Bem e inscreva-se!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dicas para conviver com a artrite reumatoide

Pela manhã

É comum a pessoa que tem artrite reumatoide reclamar de rigidez nas articulações nas primeiras horas do dia. Para “soltá-las”, tome um banho quente ou fique alguns minutos exposta ao calor do sol. “Assim que possível, procure também movimentar o corpo. Fazer alongamento ou uma caminhada leve, por exemplo, melhora a capacidade de realizar as atividades cotidianas”, diz o reumatologista Frederico Santos, do Hospital Norte D’Or, no Rio de Janeiro.

Na hora do almoço


“Nas refeições, fique atenta também às calorias para não engordar. Isso porque o excesso de peso sobrecarrega as articulações, principalmente as do joelho, dos tornozelos e do quadril, o que pode intensificar a dor”, avisa Frederico Santos.

À tarde

Pelo menos três vezes por semana, inclua na sua rotina uma aula de pilates, natação ou hidroginástica. “Assim, você gasta energia, queima gordura, fortalece a musculatura e melhora a mobilidade e o equilíbrio, o que evita as quedas, que agravam ainda mais a situação de quem tem artrite reumatoide”, afirma o especialista.

À noite

Faça uma nova sessão de alongamento e se agasalhe. “O frio e as mudanças bruscas na temperatura corporal podem contribuir para a rigidez articular”, completa Frederico Santos.

Fonte

terça-feira, 17 de abril de 2012

Rede D'Or adquire dois novos hospitais


O Hospital Nossa Senhora de Lourdes e o Hospital da Criança, ambos localizados na cidade de São Paulo, passam a fazer parte da Rede D’Or São Luiz, maior operadora independente de hospitais do Brasil.

História

O Hospital Nossa Senhora de Lourdes foi fundado em 1958, no bairro do Jabaquara, e 40 anos depois o Hospital da Criança foi inaugurado. Ambos são referências na qualidade assistencial e no cuidado da saúde na região sul de São Paulo.

Atualmente, as unidades possuem 285 leitos, sendo 55 de UTI, e 2,3 mil médicos cadastrados. Juntas, realizam ao ano 250 mil atendimentos no pronto-socorro, 14,5 mil internações, 13,4 mil cirurgias e 185 mil consultas ambulatoriais. O hospital também possui um avançado Centro Integrado de Oncologia, com instalações amplas e privativas.

Abrangência

As aquisições fazem parte do plano de expansão da Rede, que procura oferecer à população serviços cada vez mais abrangentes e completos na área da saúde.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Você sabe quando procurar um serviço de emergência?

Um hospital recebe a todo o momento pessoas com diferentes níveis de acidentes, desde dores de cabeça até situações mais graves. E para garantir que as pessoas que mais precisam de cuidados sejam atendidas antes que seu caso adquira proporções maiores, os centros médicos criaram uma classificação que mede a sua situação de saúde.


Ao chegar ao setor de Emergência de um hospital você será classificado conforme a gravidade de seu caso, o que determina a prioridade e o tempo para atendimento. Essa classificação é normalmente dividida entre urgência e emergência.

Diferenças entre urgência e emergência


Um paciente em situação de urgência é aquele que apresenta necessidades inadiáveis de saúde, mas que não implica em risco de agravamento da situação. Já uma emergência, é aquela que, segundo a avaliação clínica, oferece risco de morte ao paciente e, portanto, precisa ser atendida imediatamente.

As emergências mais comuns são:

Acidentes, lesões, fraturas, cortes ou queimaduras graves;

Afogamentos;

Complicações de doenças;

Confusão mental, desmaio ou inconsciência;

Dor abdominal grave e vômito persistente;

Dor no peito, ou dificuldade respiratória;

Febre alta;

Hemorragia;

Intoxicação alimentar ou por substâncias;

Perda de função motora, ou dormência nos braços e pernas;

Perda de visão ou de audição;

Reações alérgicas graves;

Sangue no vômito, na tosse, na urina ou nas fezes;

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O lado B dos refrigerantes



Companheiros de muitos na horas do almoço, os refrigerantes já estão totalmente integrados à mesa dos brasileiros que ingerem, em média, 35 litros desse tipo de bebida por ano. Mas, sem equilíbrio no consumo, esse hábito pode ser bastante prejudicial.

Segundo Marilane Dionísio, coordenadora de nutrição do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, as substâncias químicas presentes na composição dos refrigerantes são prejudiciais à saúde, se bebidos com frequência. “Na composição dos refrigerantes, estão conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis se ingeridas com excesso”, explica.

Efeitos

O consumo constante dessa bebida agrava quadros de gastrite e flatulência (gases), além de aumentar os níveis de colesterol. É responsável também por uma maior incidência de cáries – dependendo da sensibilidade e predisposição de cada indivíduo – e erosão dental, processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.

Eles também impactam nas taxas de glicose do organismo: pesquisas recentes revelam que o refrigerante não dietético aumenta em 80% o risco de diabetes. De acordo com estes estudos, o risco de desenvolver a doença chega a quase dobrar nas pessoas que consomem este tipo de bebida pelo menos uma vez por dia. Além disso, os refrigerantes também aumentam os riscos de câncer no esôfago. “Eles incham o estômago e causam refluxo gástrico, o que está associado com o câncer de esôfago”, explica a médica.

Vazio na saúde

A preferência pelos gaseificados é tão grande que muitas pessoas os preferem a sucos ou até mesmo a água. Sempre. O que gera preocupação por patês dos especialistas: “Beber refrigerantes com freqüência só faz aumentar o consumo de calorias inúteis, que não acrescentam nenhum nutriente ao organismo. São as chamadas calorias vazias. Em média, um litro de refrigerante tem cerca de 400 calorias, que poderiam ser obtidas por meio de alimentos bem mais saudáveis”, diz a nutricionista

Escolha com cuidado o seu cardápio de alimentos e viva uma vida mais cheia de saúde!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Evite e combata a insônia


Evite e combata a insônia: A dupla jornada está literalmente tirando o sono das mulheres: filhos, casa, trabalho, bem-estar, sexualidade, são muitas as preocupações que assolam o mundo feminino. Para piorar, pesquisas já comprovaram que a falta de sono em mulheres, justamente pela rotina agitada, ajuda a ganhar peso.

A explicação, de acordo com o neurocirurgião Eduardo Barreto, coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Norte D'Or, no Rio de Janeiro, está no fato de o sono ruim muitas vezes estar ligado à desregulação no hipotálamo, área cerebral responsável por controlar o sistema endócrino.

Para induzir o sono, a especialista sugere uma xícara de leite morno, com uma colher de sopa de mel, ou um sanduíche de peru. Refeições exageradas, com alto teor de gordura ou alimentos pesados, que requerem uma grande demanda do organismo, desviam de fluxo sanguíneo para o sistema digestivo e ativam diversas enzimas, causando desconforto e mandando o sono embora.
“O ideal é procurar não exagerar após as 20 horas e manter uma alimentação equilibrada”, conclui ela.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Etiqueta pós parto
















O nascimento de uma criança normalmente é uma grande alegria para os pais, amigos e familiares que acompanharam o período de gestação da nova mamãe e é normal que os primeiros dias do novo membro da família sejam repletos de visitas desejando conhecê-lo. Mas é muito importante prestar atenção nos seus gestos e atitudes para não atrapalhar ao invés de ajudar.

Durante a visita, lembre-se de que o bebê ainda está muito frágil e que mãe, independente do método usado no parto, está muito desgastada e ainda se recuperando, além de provavelmente estar sofrendo diversos incômodos, como prisão de ventre e seios doloridos.

Aliás, se for possível, realize a primeira visita na maternidade, pois no local a mãe e o bebê está sob cuidados de médicos e enfermeiras e o lugar possui uma estrutura preparada para fornecer o conforto necessário para a mãe e as visitas, o que pode não ser uma realidade na casa ou no apartamento.

Mas caso não tenha sido possível ir até a maternidade, é recomendável esperar cerca de um mês antes de realizar a primeira visita: assim, você dá tempo para que os pais e o bebê se acostumem com a nova rotina e receba as primeiras vacinas. Sem falar que você provavelmente encontrará uma recepção mais calma do que nos primeiros dias.

Lembre-se: tanto na maternidade como em casa, ligue antes para saber se pode visitá-los naquele momento ou se eles preferem que seja em outra hora. Quando chegar lá, tente não ficar mais de 20 (maternidade) ou 40 (casa) minutos no local, para não cansar muito a nova família.

É a última, mas não menos importante, dica: quando for pegar a criança, peça autorização dos pais. “Antes do contato com o recém-nascido, é indispensável lavar muito bem as mãos com água e sabão. E, se tiver disponível, passar álcool em gel também”, orienta a enfermeira neonatal Talita Elci, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Caso o bebê esteja dormindo, é melhor deixar para segurar o pequeno em outra ocasião.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Peso e Idade


Com o passar dos anos fica cada vez mais difícil manter o peso, principalmente porque quando envelhecemos deixamos fazer exercícios com a mesma frequência de antes mas não compensamos a quantidade de alimentos que ingerimos.

“O que faz o corpo das pessoas mudar da fase dos vinte e poucos anos em diante são os hábitos de vida. Numa fase mais madura, a pessoa torna-se menos ativa, cessa ou reduz o nível de atividade física que praticava quando era mais jovem”,diz o endocrinologista Alex Leite, do Hospital e Maternidade São Luiz.

O que acontece

A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, diminuindo gradativamente até se estabilizar por volta dos 60 ou 70 anos. Dessa maneira, fica mais difícil manter o mesmo peso, sem falar na perda de músculos e massa óssea que vem acompanhados com o envelhecimento.

“A diminuição de massa magra propicia o maior acúmulo de tecido adiposo, que, por sua vez, pode ocorrer sem mesmo ter havido uma mudança significativa no padrão alimentar. Esse declínio no metabolismo decorrente na mudança da composição corporal é progressivo e potencializado pela a diminuição dos hormônios sexuais e do crescimento que acontece com o envelhecimento”, afirma Leite.

Envelheça com saúde

Segundo o médico a prática de atividades físicas ajuda a manter e aumentar o tecido muscular, promovendo uma composição corporal com maior teor de massa magra, que irá auxiliar na queima da energia obtida através dos alimentos, além de melhorar a condição cardiorrespiratória e contribuir para uma melhora na qualidade de vida.

Também é importar modificar os hábitos alimentares. Uma dica é reduzir a farinha e o açúcar e aumentar o consumo de proteínas, que ajudam a queimar gorduras, além de optar pelo consumo de frutas, legumes e carnes brancas, além de hidratar-se sempre com água, sucos e chás.

Fonte: Club do fitness

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Páscoa sem restrições


Época de alegria para a maioria das pessoas, a Páscoa é praticamente um período de tortura para quem possui algum tipo de restrição alimentAr relacionada aos ingredientes que compõem os ovos de chocolate.

Pensando em saciar os desejos dessa parcela da população, algumas empresas fabricam produtos destinados aos diabéticos, intolerantes à lactose e glúten, que normalmente são o grupo que mais sofre por não poder consumir os chocolates feitos ao modo tradicional.

Quem possui diabetes encontra um número maior de opções pela facilidade de encontrar os chocolates do tipo diet (sem açúcar). Mas erra quem pensa que esse tipo de chocolate é indicado para perder peso. Um dos enganos é considerá-lo mais saudável por não conter açúcar em sua composição quando, na verdade, os níveis de gordura são, em geral, mais elevados dos que o do chocolate comum”, alerta a nutricionista Maria Auxiliadora Santos, do Hospital Esperança.

Já os celíacos, que possuem intolerância ao glúten, encontrado na proteína do trigo, pode recorrer aos chocolates feitos com alfarroba, espécie de vagem que, triturada, vira uma farinha que substitui o cacau e é livre de lactose e tem baixo teor de gordura, atendendo também aos que não podem ingerir o açúcar presente no leite.

Tanto para os diabéticos como os celíacos, os chocolates que contêm níveis de cacau acima de 70% e não possuem leite na fórmula também são aproveitados. Essa alternativa é recomendada porque esse tipo de chocolate possui uma substância chamada flavonóide, que fornece ao organismo energia, vitalidade, longevidade, ativação da memória e melhora de humor.

Fonte: Folha de Pernambuco