Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Check up contra o câncer


Em matéria para o jornal O Fluminense, o médico oncologista Paulo Mora, do Hospital Badim, fala sobre a importância da realização de exames preventivos para o câncer, destacando em especial a colonoscopia.

 A partir dos 50 anos, recomenda-se que homens e mulheres se submetam à pesquisa de sangue oculto anualmente, ao exame proctológico com retossigmoideoscopia a cada 5 anos e à colonoscopia a cada 10 anos.

 “O perfil dos tumores no cólon mudou. Antes, bastava um exame no consultório do proctologista para detectar um problema. Agora, certos tumores só aparecem na colonoscopia”, explica o especialista.

 Além do check up, é fundamental que o paciente se informe sobre práticas sexuais seguras, hábitos alimentares saudáveis, proteção ao sol, obesidade e fumo, pois esses fatores são a base da maioria dos problemas.

 O câncer de intestino é uma doença extremamente perigosa, cuja prevenção demanda atenção e cuidados rotineiros. Trata-se de um dos mais frequentes tumores do tubo digestivo: cerca de 160 mil novos casos são diagnosticados a cada ano nos Estados Unidos e em torno de 57 mil desses pacientes morrem em decorrência da doença.

 No Brasil, esse tipo de câncer está entre os dez casos mais comuns e, de acordo com a Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino, é o terceiro mais mortal. A prevenção da doença é relativamente simples, a partir do exame de colonoscopia, que, por meio de uma microcâmera, mostra em tempo real o interior do intestino e permite identificar qualquer anormalidade, dando ao médico a chance de agir antes de o câncer se agravar.

 Quanto mais cedo a neoplasia for detectada, maiores as chances de cura. No entanto, por desconhecimento ou preconceito, muitas pessoas ainda deixam de fazer o exame preventivo, que poderia evitar muitas mortes.

Nenhum comentário: