Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O que causa o aumento da infertilidade masculina

Em entrevista para a Revista Crescer, a especialista em reprodução assistida Maria Cecilia Erthal, diretora médica do Centro de Fertilidade da Rede D’Or, respondeu algumas perguntas sobre os motivos que podem levar a um aumento do número de homens com problemas de fertilidade.

 O que tem prejudicado tanto a fertilidade masculina? 

 As células reprodutivas são as únicas do nosso corpo que só têm metade do número de cromossomos, o que as torna mais sensíveis a qualquer agressão. O primeiro fator da alteração seminal é o tempo, porque, assim como a mulher, o homem tem postergado o momento de ter filhos, e hoje sabemos que o sistema reprodutor masculino também envelhece.

Outras questões são a poluição, o uso de agrotóxicos e conservantes nos alimentos e maus hábitos como consumo exagerado de álcool e fumo.

 O número de homens procurando o diagnóstico para esse problema está aumentando? 

 Sim, esse é outro fator do aumento. Já alguns anos, os homens nem consideravam a possibilidade de serem inférteis. Se o casal não conseguia engravidar, a culpa era sempre da mulher. Ele sequer fazia um espermograma porque existia o tabu de que a infertilidade estava ligada ao potencial sexual. Hoje o homem está mais consciente e procura ajuda.

 E qual é a hora certa para se começar o tratamento? 

 Quanto antes, melhor. Hoje existem muitas alternativas para esse problema, desde a injeção intracitoplasmática do espermatozoide diretamente no óvulo até a indicação de vitaminas antioxidantes, que melhoram a qualidade seminal.

Nenhum comentário: