Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Palestra no Centro de Tratamento da Obesidade



Em nosso post anterior falamos sobre a estrutura e serviços oferecidos em nosso Centro de Tratamento da Obesidade, localizado ao lado do Hospital Quinta D’Or, que irá abrir seu ciclo de anual de palestras na próxima segunda, dia 04 de fevereiro, falando sobre a Síndrome metabólica, um dos fatores que pode levar à obesidade excessiva.

Você sabe o que é síndrome metabólica?

 Esse é o nome dado a um conjunto de, no mínimo, quatro alterações que acontecem no organismo humano geralmente após os 40 anos: obesidade, diabetes, colesterol ou triglicérides elevado.

 Durante a palestra, chamada “A síndrome metabólica na obesidade – do diagnóstico ao tratamento” o médico Dr. Izidoro Flumignan irá explicar quais são os pacientes obesos que apresentam ou não essa alteração fisiológica, pois a SM é um fator de risco que indica maior necessidade de cirurgia bariátrica: o paciente com esta síndrome é o que mais se beneficia com a cirurgia bariátrica, porque, segundo o endocrinologista, este quadro pode ser revertido após a operação.

Conhecendo e tratando 

Segundo Flumignan, a síndrome metabólica é mais frequente nos obesos com aumentada circunferência abdominal. Por isso, durante o evento, os participantes poderão iniciar o diagnóstico desta síndrome: o endocrinologista ensinará como calcular o IMC (Índice de Massa Coporal), indicará como medir a circunferência abdominal de forma eficaz por meio do ICA (Índice da Circunferência Abdominal) e ainda realizará a medição da resistência insulínica com o aparelho ES Complex que utiliza a bioimpedância para medição da composição corpórea.

 O médico recomenda se prevenir desde a infância para não ser um adulto obeso com síndrome metabólica e procurar tratamento desde o diagnóstico das primeiras alterações. “Quanto antes se tratar, melhores são os resultados. Antes de tudo, é preciso se conscientizar do diagnóstico. Deve-se consultar o médico e realizar exames regularmente e decidir se fará a cirurgia ou tratamento clínico”, explica.

 Também é importante ressaltar que, para realizar a cirurgia bariátrica, o paciente deve ter passado por, no mínimo, dois anos de tratamento clínico. Após, esta primeira exposição, todos poderão conhecer mais sobre a cirurgia bariátrica e metabólica e esclarecer dúvidas específicas com o cirurgião-geral da equipe do CTO do Quinta D’Or, Dr. Rogério Villela.

Compareça à palestra e saiba mais sobre a Síndrome Metabólica!

Nenhum comentário: