Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Entrevista sobre Alzheimer


O Dr. André Lima (CRM 52777269), neurologista do Hospital Barra D’Or, respondeu a algumas das dúvidas mais comuns sobre a doença, a fim de trazer mais esclarecimentos para quem convive com portadores da doença.

 Confira os cinco tópicos necessários para entender melhor sobre o Alzheimer

 1 - O que é Doença de Alzheimer?

 R- A doença de Alzheimer é a mais comum das Síndromes que causam demência . Ocorre em aproximadamente 50 a 60% da população idosa mundial. Pode ser classificada como, leve, moderada ou avançada. Inicialmente acomete a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e depois a linguagem, chegando a comprometimentos motores.

 Os principais sintomas são: esquecimentos de fatos recentes, lembranças de fatos muito antigos, repetição da mesma história diversas vezes e lapsos de memória para fatos comuns do dia-dia, como nomes de pessoas próximas ou onde guardou objetos... Infelizmente a família, a que tem contato quase que diário com o idoso, é a ultima a perceber os sintomas. Muitas vezes associando estes esquecimentos ao envelhecimento natural da idade. Na maioria dos casos, a procura pelo tratamento, acontece depois de quase 3 anos do início, dos primeiros sintomas.

 2 - Quando a família deve desconfiar que um idoso está com a doença? 

 R- Normalmente, o familiar próximo não percebe que o idoso pode estar apresentando sintomas de Alzheimer. Como o familiar tem contato quase que diário, com o idoso, ele não percebe a piora do comportamento e das atitudes.

Geralmente quem dá o primeiro alerta é um parente mais distante, aquele sobrinho, neto... que encontra com o idoso numa frequência de aproximadamente 6/6 meses, pois ele percebe que o idoso piorou da ultima vez que viu.

 O familiar deve ficar atento quando o idoso começar a apresentar os seguintes sinais e sintomas:

 * Mudança de comportamento, a pessoa que era calma começa a ficar agitada ou desinibida, ou aquele que era agitado começa a ficar muito calmo ou deprimido.

* Dificuldades para guardar nomes, objetos, lugares e pessoas próximas.

* Dificuldades para realizar atividades habituais;

* Colocar objetos em lugares errados e não lembrar onde guardou;

* Não progredir em conversas mais longas;

* Esquecer os dias da semana e do mês, tendo que recorrer frequentemente ao calendário.

 3 - Como é feito o diagnóstico de doença de Alzheimer? 

 R- Os critérios para o diagnóstico de doença de Alzheimer é a análise de um histórico de queda das funções cognitivas, ou seja: Perda da Memória, Desorientação no tempo e no espaço, Diminuição da Concentração, no Calculo, Linguagem. Se o idoso apresentar estes sintomas, na exclusão de outra doença que tenha sintomas semelhantes, ai sim é provável que tenha doença de Alzheimer.

Resumindo, o diagnóstico é de exclusão. Para isso é feito um exame clinico e neurológico para depois solicitar os exames complementares, como Ressonância Magnética de Crânio, Exames de Sangue e Eletroencefalograma. Esses exames têm o objetivo de excluir outras doenças.

 4 – Quais os tratamentos da Doença de Alzheimer?

 R- Na doença de Alzheimer existe o tratamento medicamentoso e não medicamentoso. No tratamento medicamentoso, existem medicamentos para retardar o avanço da doença e também outros medicamentos que controlam as alterações do comportamento. No tratamento não medicamentoso, estão as terapias ocupacionais, fisioterapias respiratória e motora, fonoaudiologia, exercícios psicológicos e terapia ambiental, onde se melhora o ambiente da casa com cores, iluminação adequada e segurança ( com adaptação de barras em banheiros e corredores).

A música também é uma ótima terapia, pois quem já gostava de musica, vai continuar gostando e se acalmando com a musica. Vale a pena ressaltar a importância do contato com as associações e grupos de apoio, como o Grupo de Apoio ao Familiar de Alzheimer do Nosso Hospital Rios Dor, onde nas reuniões são discutidos os problemas e soluções relativos aos cuidados do familiar.

 5 - Quais são os cuidados que se deve ter com uma pessoa com Alzheimer? 

 R- Uma pessoa com Alzheimer requer muitos cuidados especiais. Alguns pacientes tem dificuldade para engolir e por esse motivo deve-se ter atenção com a alimentação. O paciente pode se engasgar e pequenos pedaços de alimentos podem ir para os pulmões, ocasionando pneumonia. É importante que a pessoa beba bastante água para não desidratar. Ter uma higiene oral muito bem feita para evitar infecções dentárias.

Muitos desenvolvem infecções urinárias por falta de higiene. Os acidentes domésticos, como queimaduras no fogão e quedas, onde pode ocasionar até fraturas de fêmur, são comuns. Alterações comportamentais, como trocar o dia pela noite e a agressividade também são comuns.

Nestes casos, o neurologista tem que tratar de forma medicamentosa e orientar os cuidadores como é o melhor tratamento para esses sintomas. Procurar sempre o apoio de grupos de familiares da doença de Alzheimer, como o existente no hospital Rios D’Or.

Nenhum comentário: