Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Parto Normal e Cesariana: suas diferenças


Quais são as principais diferenças entre ambos os procedimentos?

 O portal Minha Vida publicou uma matéria mostrando as principais diferenças entre os partos e separamos aqui os pontos que julgamos mais importantes para serem levadas em consideração.

 Dor 

 Parto normal: a dor acontece durante todo o trabalho de parto por conta das contrações e da força que a mãe precisa fazer para que o bebê nasça.

 "No entanto, sempre há a possibilidade de a gestante tomar uma anestesia para amenizar a dor e o pós-parto é bem mais tranquilo", afirma a ginecologista e obstetra Luciana Taliberti, do Hospital São Luiz em São Paulo.

 Parto cesárea: a grávida não sente qualquer tipo de dor durante o parto cesárea por causa da anestesia, mas pode sofrer mais no pós-operatório com as dores da cicatriz.

"Caso ela sinta muita dor, o obstetra responsável pode prescrever uma medicação que atenue essa sensação", diz Luciana.


 Corte 

 Parto normal: pode ser feito um corte na região entre a vagina e o ânus. "Como o bebê precisa sair pela região perineal, é comum realizar um corte pequeno, seguro e com planos delimitados, que impede a região de sofrer lacerações, ou seja, diversos cortes de forma descontrolada, por conta da força que a gestante está fazendo", explica o obstetra e ginecologista Pedro Awada, do Hospital e Maternidade Brasil, em São Paulo.

 A realização ou não do corte é uma decisão da gestante junto com o obstetra, que pode ser a favor ou contra a técnica. "O corte períneo é comum em mulheres em sua primeira gestação, que correm o risco de não terem dilatação suficiente", conta o médico.

 Parto cesárea: é feito um corte na pele, bem acima da linha dos pelos púbicos, por onde o bebê será retirado. Esse procedimento é padrão do parto cesárea e não tem variações no procedimento. A retirada dos pontos costuma acontecer de uma semana a dez dias após o parto.

 Cicatriz 

 Parto normal: a cicatriz do corte períneo é quase imperceptível. "Pelo fato de o corte ser feito perto de um lugar contaminável, é necessária uma higienização mais cuidadosa", explica a obstetra Luciana.

 "O médico pode receitar um spray anestésico e antisséptico próprio para a região, que deve ser aplicado sempre que a mãe for ao banheiro durante os primeiros quinze dias." Por ser em uma região mais delicada, o corte perineal também corre um risco maior de abrir.

 Parto cesárea: "O corte da cesariana pode afetar alguns nervos e, por isso, a mãe pode sentir a barriga adormecida nos primeiros meses", explica a obstetra Luciana.

A higiene do corte deve ser feita com água e sabão durante o banho. Caso a cicatriz fique avermelhada ou solte algum tipo de líquido, é preciso comunicar o médico.

 Tempo de recuperação

 Parto normal: imediatamente após o parto, a mulher já está disposta e caminhando. "Pode ser que ela sinta algum desconforto ao sentar durante a primeira semana, se tiver feito o corte perineal, mas isso não prejudicará a rotina", diz Pedro Awada.

 Em 20 dias, poderá fazer qualquer atividade física. Parto cesárea: após o parto cesárea, a mãe sente dificuldade em se levantar, caminhar e fazer movimentos bruscos com a região do abdômen. É preciso ficar internada por três dias no hospital, sem conseguir se levantar na maioria dos casos. Caso ela sinta muitas dores, é receitado um analgésico.

Na cesárea, a gestante é proibida de fazer exercícios abdominais durante três meses.

 Condição anterior ao parto 

 Parto normal: mulher que tem pressão alta, diabetes gestacional, trombofilia com complicações durante o pré-natal ou complicações envolvendo o recém-nascido não pode fazer um parto normal, sendo aconselhável escolher a cesárea.

"Caso a posição do bebê não esteja adequada e a mãe não apresente dilatação suficiente, a cesariana também é a melhor opção", diz Luciana Taliberti.

 Parto cesárea: se a mãe não tiver qualquer condição em que seja aconselhável realizar o parto cesárea, a escolha pelo parto depende da grávida em conjunto com seu obstetra.

 Número grande de partos 

 Parto normal: é comum ouvir que o parto normal causa alterações do canal da vagina, deixando-o mais largo. Parte disso é verdade, já que uma mulher que faz mais de três partos normais pode sofrer algum tipo de alteração, mas não é sempre que acontece e dificilmente ocorreria com apenas um parto.

 "O canal uterino possui elasticidade suficiente para dilatar e depois voltar ao normal sem problemas", explica o obstetra Pedro. Para as mulheres que fizeram mais de três ou quatro partos normais, portanto, pode ser que o obstetra recomende uma cesárea.

 Parto cesárea: a cicatriz que se forma por conta do parto cesárea não se regenera completamente, tornando a área sensível. Por conta disso, é comum a recomendação de que os partos seguintes à cesárea não sejam normais. No entanto, a medicina afirma que só após duas cesáreas é que o parto normal está realmente contraindicado.

 "A cicatriz gerada pela soma das duas cesáreas pode se romper com os esforços do procedimento normal", explica Pedro Awada. Se a mulher tiver feito apenas uma cesárea e quiser fazer parto normal, portanto, não terá grandes riscos de complicações.

Nenhum comentário: