Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 17 de abril de 2013

Como reconhecer os sintomas da dengue?



Com o alto número de casos de dengue registrados nos últimos dias – somente de janeiro a março de 2013 as suspeitas aumentaram 279% em relação ao ano passado - os especialistas alertam para o cuidado ao tratar a doença e ressaltam o perigo de confundi-la com uma gripe, agravando o caso.

 De acordo com o Dr. Orlando Gomes (CRM:53868), infectologista do Hospital e Maternidade São Luiz, a dengue é um vírus infeccioso, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo. O vírus clássico se inicia de maneira súbita, podendo causar febre alta e dores de cabeça, atrás dos olhos e nas costas.

 Por vezes, nota-se também o aparecimento de manchas vermelhas no corpo e, mais raramente, hemorragias na boca, na urina ou no nariz. A febre dura cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em dez dias. Já a gripe também pode ser caracterizada por dores no corpo, febre, mas o que se diferencia é o tipo de dor de cabeça e o quadro respiratório (tosse e coriza).

Nenhum comentário: