Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 15 de abril de 2013

Hábitos que ajudam no combate da hipertensão


Conhecida popularmente como “pressão alta” a hipertensão é caracterizada pelo valor elevado da pressão arterial, padrão determinado por consensos internacionais e que podem variar de acordo com a idade do paciente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de nove milhões de pessoas morrem de hipertensão no mundo, além de ser uma das principais causas de doenças do coração.

 Para o nutrólogo do Hospital Assunção, Dr. Artur Delgado, em casos em que os pacientes não possuem pré-disposição para a doença, a prevenção com hábitos simples como redução do consumo de sal, controle da obesidade e aleitamento materno são algumas das opções no combate a hipertensão.

 Conheça cinco dicas para prevenir a hipertensão e manter sua saúde:

 Diminua o consumo de sal e cloreto de sódio: Produtos industrializados utilizam o sal como forma de conservante. Já os alimentos enlatados e de rápido preparo são ricos em cloreto de sódio. Por isso, evite o consumo exagerado de ambos.

 Amamente: O aleitamento materno é um grande aliado na prevenção da hipertensão ao longo da vida. O leite possui um teor menor de sal do que as outras formas lácteas e faz com o que recém-nascido já se acostume com as baixas quantidades de sal.

 Combata a obesidade: Por ser um dos fatores relacionados à causa da hipertensão é importante que haja controle do peso e acompanhamento médico para uma alimentação saudável.

 Realize atividades físicas: A prática esportiva é um hábito saudável e ajuda a melhorar o condicionamento físico.

 Não fume: O cigarro é um dos vilões da hipertensão, as substâncias do fumo são tóxicas e podem fazer a pressão aumentar.

Nenhum comentário: