Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atenção redobrada com a pele no inverno

Dados recentes do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram que o câncer de pele é o mais presente no Brasil e sua ocorrência equivale a 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.

 A médica Meire Gonzaga, dermatologista do Hospital e Maternidade Assunção, em São Bernardo, afirma em matéria para o Repórter Diário que o cuidado com a radiação solar deve ser contínuo, independente da estação do ano, principalmente por causa dos raios UV-A.

Estes causam câncer de pele em horários de alta incidência, continuamente e ao longo de muitos anos.

 "O câncer de pele vem da exposição cumulativa, então não podemos nos descuidar da proteção nunca", ensina a médica ao comentar que as pessoas que sofrerem queimaduras de sol antes dos 18 anos têm muito mais chance de desenvolver câncer de pele, principalmente as de pele clara. 

Existem dois tipos de câncer de pele: melanomas, de menor incidência e mais graves; e não melanomas, que são os relacionados ao sol e, por isso, são mais frequentes no Brasil. "Este último representa 25% de todos os tumores malignos no País", diz a médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade de Cirurgia Dermatológica.

 Hábito

 Meire chama atenção para a importância do uso de protetor solar para evitar a doença. Na rotina de consultório, a observação da médica é que no dia a dia apenas metade das pacientes utiliza produto para proteção solar e somente 10% dos homens são usuários de filtro solar.

 "Como se vê, o risco de exposição ao câncer de pele é grande entre a nossa população", diz. Outro grave descuido é a não reaplicação do protetor solar a cada 5 horas entre aqueles que já criaram o hábito de aplicar filtro solar todas as manhãs.

Segundo a médica, somente 30% dos usuários fazem reaplicação. Meire comenta que a mulher poderia aproveitar a grande oferta de produtos de maquiagem com filtro solar, disponíveis no mercado, para se proteger da radiação ultravioleta.

 "Ela pode retocar a maquiagem com um pó que tenha bom fator de proteção", sugere a médica, que recomenda o fator (FPS) acima de 30 é o mais indicado.

 Aplicação

 Segundo o INCA, o real fator de proteção varia com a espessura da camada de creme aplicada, a freqüência da aplicação, a perspiração e a exposição à água. Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e raios UV-A, portanto é importante observar o produto antes da compra.

 A dermatologista do Hospital Assunção ressalta que a proteção contra a radiação solar deve começar na infância. Por causa disso, a Câmara de São Paulo aprovou dia 5 de junho a lei 15.792, que oficializa a Semana de Educação à Exposição Solar Infantil Preventiva ao Câncer. A ação educativa será realizada anualmente na última semana de setembro.

 Todas as escolas públicas e particulares da Capital deverão incluir no calendário de atividades a Semana da Prevenção. A expectativa agora é que outros municípios sigam o exemplo, inclusive o ABC.

Nenhum comentário: