Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 17 de junho de 2013

Evitando a trombose venosa profunda

As varizes, caracterizadas por veias dilatadas que tem distúrbio no fluxo sanguíneo, acometem três vezes mais mulheres do que homens, mais comum na região dos pés e das pernas. Elas podem causar inchaço, dores, desconforto e, em alguns casos, é necessário que haja intervenção cirúrgica.

Para o cirurgião vascular do Hospital e Maternidade Assunção, Dr. Sidnei Galego (CRM: 56728-SP), de 20% a 30% da população irá desenvolver algum tipo de varizes ao longo da vida. As causas são diversas, entre elas predisposição genética, gestação, má formação vascular, fatores hormonais que deixam mulheres com idade entre 15 e 80 anos mais propensas a sofrer dilatação das veias, já que esses hormônios diminuem a força da parede das veias.

 Existem três formas de tratamento, a secagem de vasinhos, utilizada geralmente por aspecto estético, a injeção de uma espécie de espuma para secá-las por meio de microcirurgia e o procedimento cirúrgico. No caso da cirurgia para retirada de safena, o método é indicado quando há comprometimento da qualidade de vida da paciente ou complicações que podem levar a trombose venosa profunda.

O especialista alerta que para evitar o aparecimento de varizes é importante fugir do sedentarismo e praticar atividades físicas, como andar de bicicleta, correr, nadar ou fazer hidroginástica, além de evitar o ganho de peso corporal.

Nenhum comentário: