Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tratando a varicocele

A varicocele, dilatação das veias dos testículos, transformando veias em varizes, é uma doença cuja detecção não se percebe com facilidade.

Ela aparece principalmente após esforço físico e segundo o urologista Dr. Silvio Pires, do Hospital e Maternidade Assunção, a varicocele pode acometer um terço dos homens com idade entre 15 e 25 anos,desenvolvendo-se geralmente no lado esquerdo dos testículos.

 A principal causa da doença é predisposição genética, é normal sentir dor, sensação de peso e deformação estética quando esta com varicocele. Por isso é importante diferenciar o que é verdade e o que é mito quando se trata da doença. Confira:

A varicocele pode deixar o homem infértil?
Verdade: A infertilidade acontece devido à dilatação das veias testiculares, que gera um aumento na temperatura testicular, impedindo a formação adequada do espermatozoide.

Pode deixá-lo impotente?
Mito: A doença não causa alteração nas células produtoras do hormônio masculino.

Pode causar dor?
Verdade: Devido à dilatação das veias, acontece o aumento da temperatura local e a inflamação do tecido da região, podendo levar à dor e irritação.

A cirurgia é a única forma de tratamento?
Mito: Não. Em casos simples, medicamentos via oral costumam melhorar os sintomas. Já em quadros mais graves o tratamento é cirúrgico. O procedimento consiste na realização de uma espécie de nó na veia anormal para que o sangue possa circular por uma veia saudável. O homem já consegue retomar suas atividades após 10 a 15 dias.

Existe alguma forma de prevenção?
Verdade: Não existem dicas de prevenção, por isso é importante visitar regularmente um especialista.


Nenhum comentário: