Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 10 de julho de 2013

Infecção urinária é dos sinais que indicam a prostatite

A prostatite é uma infecção ou uma inflamação da glândula da próstata que acomete homens de qualquer idade, principalmente pacientes jovens e de meia-idade.

Os sintomas podem ser dor no abdome e no períneo (região entre o ânus e o escroto), edema, dificuldade para urinar, disfunções sexuais em função da dor para ejacular ou sintomas sistêmicos, no caso de quadro agudo bacteriano. A patologia pode ser classificada como aguda bacteriana, crônica bacteriana ou não-bacteriana (tipo mais comum entre os homens acometidos pela doença).

 Segundo o urologista Pedro Rozolen (CRM: 69964-SP), da unidade Morumbi do Hospital São Luiz, a doença é conhecida por elevar os níveis do Antígeno Prostático Específico (PSA) – substancia produzida pela próstata, cuja dosagem geralmente é utilizada para detectar o câncer de próstata.

 O diagnóstico da doença é baseado nos sintomas do paciente, seguido de exame físico, coleta de urina e do líquido prostático. Rozolen ainda ressalta “o paciente precisa ficar atento a infecções urinárias. Em casos que são recorrentes, o motivo causador pode ser uma prostatite crônica, que tem uma maior duração”.

 O tratamento é feito com auxílio de medicação e medidas que minimizam o alívio dos sintomas como tomar banho de assento com água quente e sentar em um travesseiro ou almofada inflável para aliviar a pressão sobre a próstata.

Nenhum comentário: