Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 24 de julho de 2013

Visita o urologista a partir dos 40 anos é indispensável para os homens

Tanto por preconceito como por motivos culturais ou até mesmo vergonha, muitos homens evitam as consultas com o urologista, uma atitude nem um pouco sábia e que pode trazer complicações no futuro, principalmente a partir dos 40 anos, quando as consultas precisam ser inclusas na rotina médica.

 “A partir dessa idade é imprescindível a visita a um especialista, para que doenças como câncer de próstata e disfunções hormonais e eréteis, possam ser diagnosticadas precocemente e imediatamente tratadas”, alerta o urologista Dr. Silvio Pires (CRM 71.407), do Hospital e Maternidade Assunção, em matéria para o portal Plena Mulher.

 A periodicidade ideal para a consulta pode variar, principalmente, quando o assunto é a prevenção do câncer de próstata. Para homens que não apresentam sintomas urinários, que possuem a próstata no tamanho adequado e com toque retal normal, a ida ao médico uma vez ao ano é suficiente, mas se o paciente apresenta alguma anormalidade nos fatores acima citados, o acompanhamento médico semestral é necessário.

 Além de problemas na próstata, a disfunção hormonal também costuma trazer alguns transtornos para o paciente, já que a queda nos níveis da testosterona podem acarretar em sintomas incômodos, como depressão, insônia, fadiga, irritabilidade, diminuição da atividade intelectual (concentração), aumento da gordura abdominal, redução da massa muscular e óssea. O urologista também é muito importante nessa fase, pois ajuda indicando o tratamento mais adequado para o paciente.

Nenhum comentário: