Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Tratando do refluxo

Azia, sensação de queimação e dor são alguns dos sintomas do refluxo gastresofágico, patologia muito recorrente na população. Atualmente, especula-se que o refluxo atinge cerca de 20% a 30% das pessoas em todo o mundo.

 Caracterizado pelo retorno de uma secreção gástrica do estômago para o esôfago, o refluxo é causado por uma falha do mecanismo anatômico que normalmente impediria o retorno do ácido do estômago.

 Segundo o gastroenterologista da Unidade Morumbi do Hospital e Maternidade São Luiz, Alexander Morrel (CRM 45.285), o retorno dessa substância é a responsável pelo desconforto que é sentido. “Além de dores mais simples, como queimação e azia, a doença pode apresentar sintomas extra digestivos, como tosse, pigarro, rouquidão e quadros infecciosos pulmonares ou complicações como a esofagite, inflamação do esôfago, causando uma erosão ou úlcera”, completa o médico.

O especialista explica que é importante manter a doença sobre controle. O uso de medicamentos geralmente é o mais indicado, mas em casos em que os sintomas persistem a cirurgia é o tratamento recomendado.

 O procedimento cirúrgico consiste na correção do defeito do diafragma e na confecção de um novo mecanismo de anti-refluxo para o estômago, levando menos de uma hora. “Atualmente a cirurgia é um dos procedimentos mais evoluídos, minimamente invasiva com o uso da videolaparoscopia, e traz diversos benefícios aos pacientes como diminuição das dores e desconfortos”, afirma Morrel.

Confira algumas dicas para evitar o refluxo:

• Procure não comer e deitar antes de três horas de intervalo após cada refeição;
• Diminua o consumo de alimentos ácidos, como molho de tomate, derivados de leite e chocolate;
• Evite bebidas alcoólicas, gasosas e sucos cítricos;
• Não faça ingestão de líquidos durante as refeições;
• Ganho de peso contribui para o agravamento dos sintomas do refluxo.

Nenhum comentário: