Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Qual o método contraceptivo é o mais recomendado?


Segundo a ginecologista Karina Zulli (CRM113685), do Hospital e Maternidade São Luiz, o método mais eficaz é o que garantirá à paciente os melhores benefícios, com melhor adesão e o mínimo de efeitos colaterais.

 Para ela, a pílula é o método mais comum, porque, além de ser mais barata, é prática e a margem de erro é quase nula. No entanto, a especialista alerta que a escolha do contraceptivo deve ser feito junto com o médico de sua confiança. Todos os métodos contraceptivos funcionam imitando os hormônios naturais da mulher que controlam o ciclo menstrual.

 O uso de anticoncepcionais é uma tentativa de ‘enganar’ o organismo e não permitir que os hormônios atuem e que haja ovulação. A decisão de qual método utilizar está diretamente ligada com o seu organismo, e variam de acordo com questões individuais, como: melhorar a qualidade de vida, diminuir a TPM ou apenas como método contraceptivo.

Contudo, Dra. Karina alerta que injeção, adesivo ou pílula não previne a transmissão de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e por isso o uso da camisinha é indispensável.

Nenhum comentário: