Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Quando a amamentação não é recomendada?


Amamentar, além de um ato que cria um forte vínculo entre mãe e filho, traz diversos benefícios à saúde do bebê, que adquire nutrientes e anticorpos que lhe permitirão ter uma vida mais saudável e com mais qualidade.

Porém, em alguns casos, essa prática deve ser evitada. De acordo com a obstetra do Hospital e Maternidade Assunção, Beatriz Porto (CRM: 55965-SP), em entrevista para o portal Bolsa de Mulher, só em casos graves em que são prescritas medicações fortes, como antidepressivos e quimioterápicos, se deve deixar de oferecer leite ao bebê. 

“Essas substâncias podem sedar o recém-nascido, isso causa um efeito maior do que causaria na mãe, já que o sistema digestivo dele ainda é imaturo”, explica.

Por isso é importante que a lactante sempre converse com o especialista e não se automedique. Confira outras substâncias que, quando consumidas pela mãe, prejudicam a qualidade do leite:

  • Bromocriptina (Parlodel) – Tratamento da doença de Parkinson.
  • Ciclofosfamida, doxorubicina e a maioria das drogas de quimioterapia para o câncer.
  • Ergotamina – Enxaqueca Metotrexato –
  • Artrite Ciclosporina – Artrite, psoríase grave, anemia aplástica, doença de Crohn, doença renal, e pós- cirurgia de transplante de órgãos.

Nenhum comentário: