Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Entenda as doenças mais comuns do sistema respiratório


Com a baixa umidade do ar, muitos problemas como ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz podem ocorrer.

 Mas as complicações respiratórias também ganham destaque durante esse período, como asma, pneumonia e DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, que engloba bronquite e enfisema, que estão entre as mais incidentes.

 Segundo a pneumologista Dra. Cristina de Mendonça Martins de Teixeira (CRM 83658), do Hospital e Maternidade Brasil, prevenção é a melhor solução. “Beber bastante líquido como água e sucos naturais ajudam a manter o corpo hidratado e evita a sensação de ressecamento. Além do cuidado com a casa, como evitar o acúmulo de poeira e manter o ambiente umidificados com toalhas molhadas, por exemplo”.

 Entenda as três principais doenças do sistema respiratório

Asma: É uma patologia crônica inflamatória dos pulmões que causa estreitamento das vias respiratórias causando falta de ar, aperto no peito, tosse e chiado, que em alguns casos piora no período noturno.

Geralmente, os desencadeadores são animais, poeira, mofo e fumo, entre outros. Como forma de tratamento são indicados o controle ambiental e medicações para tratamento, além de medicamentos de alívio rápido, principalmente os inalatórios que agem diretamente no pulmão. 

Pneumonia: É uma infecção nos pulmões, geralmente causada por bactérias, vírus ou agentes externos e não é transmitida facilmente.

 Entre os sintomas mais comuns estão tosse, febre e falta de ar, que podem acometer qualquer pessoa e de diferentes faixas etárias, mas idosos e crianças são mais suscetíveis e podem apresentar formas mais graves da doença. O tratamento é realizado a base de antibiótico e, ás vezes, internação hospitalar.

 DPOC: Doença que engloba bronquite e enfisema está relacionada ao tabagismo ou por contato em longos períodos com fogão a lenha ou outros tipos de fumaça. Pacientes apresentam frequentemente tosse prolongada com secreção, respiração ofegante e dificuldades de respirar.

No tratamento são indicados medicamentos e inaladores, mas uma das melhores maneiras de tratar o DPOC é deixar de fumar, alerta a especialista.

Nenhum comentário: