Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prevenção contra o AVC


Acontece hoje o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como AVC. A doença, que mata 100 mil pessoas por ano no Brasil, sendo atualmente a primeira causa de morte no País, consiste na diminuição da função neurológica decorrente de um distúrbio na circulação do sangue no cérebro que pode afetar desde a comunicação oral, passando pela locomoção, até a capacidade de julgamento, reduzindo a qualidade de vida do paciente.

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico e o hemorrágico. Cerca de 85% dos casos são do primeiro tipo, em que há a obstrução de um ou mais vasos sanguíneos. No restante dos casos, acontece o hemorrágico, em que a causa se deve ao rompimento de um vaso, com consequente sangramento cerebral – daí a origem do nome “derrame”.

 Atendimento rápido 

Os sintomas dependem do tipo de AVC. No acidente vascular cerebral isquêmico, que geralmente afeta pessoas acima de 60 anos, pode ocorrer perda repentina da força muscular e/ou dormência em um dos lados do corpo e face, dificuldade para falar ou entender, desequilíbrio para andar, alteração visual ou confusão mental.

 Já no acidente vascular hemorrágico, que frequentemente acomete pessoas mais jovens, além desses mesmos sintomas, o quadro costuma ser marcado por dor de cabeça, náuseas, vômitos, desmaio e até convulsões.

 Esses sinais podem ser transitórios, mas, ainda assim, demandam cuidados médicos emergenciais, pela maior probabilidade de recorrer nas horas que se seguem. O tempo que transcorre entre o começo dos sintomas e o recebimento dos primeiros cuidados médicos é um dos fatores determinantes para diminuir as sequelas, que se estabelecem após 4,5 horas.

 A regra é SEMPRE procurar a emergência imediatamente após o início dos sintomas e não esperar em casa para que os sintomas desapareçam, já que tempo perdido significa menor chance de recuperação.

 Como se prevenir

 Adotar um estilo de vida saudável, reduzindo os fatores de risco, pode prevenir acidentes vasculares. Entre eles: não fumar, não abusar de bebidas alcoólicas, combater o estresse e a obesidade adotando uma dieta equilibrada com frutas e vegetais (com menos gordura, açúcar e sal) e praticando exercícios físicos regularmente (ainda que seja uma caminhada diária de 30 minutos). 

Além disso, fazer uma consulta periódica ao seu médico para controlar a pressão arterial e as taxas de colesterol e glicose no sangue.

Nenhum comentário: